
ES-ALES: A criação de peixes e o plantio de café, cacau e abacate são as propostas do projeto Arranjos Produtivos para o município Alto Rio Novo, no noroeste do Espírito Santo. Nesta quinta-feira (20), pela manhã, agricultores famíliares e gestores públicos participaram de seminário de apresentação do projeto, que é realizado pela Assembleia Legislativa (Ales).
Alto Rio Novo é um dos municípios que passaram a integrar o projeto nesta sua segunda fase, em que o número de prefeituras parceiras aumentou de 20 para 27. Além dos técnicos do projeto e agricultores familiares, também participaram da cerimônia de apresentação o prefeito de Alto Rio Novo, Alexandro da Padaria (PSD); a secretária da Casa dos Municípios, Joelma Costalonga; e o presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (União).
“Estamos aqui com um grupo de agricultores, mulheres e homens da agricultura familiar, que vão participar do primeiro encontro, de uma apresentação, para que eles possam escolher qual será a cultura com que eles vão identificar para diversificar na agricultura”, explica o presidente da Ales.
O Projeto Arranjos Produtivos é realizado pela Casa dos Municípios da Ales, em parceria com o governo do Estado e apoio das prefeituras. Dentro do projeto os agricultores familiares atendidos recebem gratuitamente orientação técnica, mudas para plantio e também equipamentos agrícolas.
Municípios participantes do projeto
Alegre
Anchieta
Atílio Vivácqua*
Águia Branca
Alfredo Chaves*
Alto Rio Novo*
Brejetuba
Boa Esperança
Colatina
Conceição do Castelo*
Conceição da Barra
Itapemirim
Jaguaré
Jerônimo Monteiro
João Neiva
Guaçuí
Mantenópolis
Marilândia*
Montanha*
Muniz Freire
Nova Venécia
Pedro Canário
Piúma
Rio Novo do Sul*
São Domingos do Norte
Vila Valério
Vila Pavão