JAGUARÉ: A noite de quinta-feira foi de festa para os mais de três mil filiados ao Sindicato dos Trabalhadores, Agricultores, Agricultoras Rurais de Jaguaré. A diretoria conseguiu entregar para seus associados as chaves de sua nova sede. Agora, os atendimentos serão ‘em casa própria’, com toda a estrutura e conforto e que a entidade sempre desejou oferecer aos seus associados.
Porém se falar da inauguração é relembrar toda a luta que foi não apenas da construção da sede, mas do processo de constituição do próprio sindicato. De acordo com presidente da entidade, Fábio Silvério Uceli, esta lula é bem antiga. “Tenho orgulho de estar aqui concretizando parte de uma luta que não foi iniciada em fevereiro deste ano, ao lançarmos a pedra fundamental desta obra. Nem há treze anos quando desmembramos de São Mateus. Mas me remeto há 1967, quando trabalhadores rurais da vila de Jaguaré se organizaram e foram para a sede do município de São Mateus fundar o Sindicato de lá” – contou emocionado.
A nova estrutura foi construída em terreno próprio e com recursos provenientes das mensalidades e doações dos associados e comunidade. O valor atual da obra ultrapassa os R$ 400 mil, contemplado toda a estrutura para atendimento em um espaço de dois pavimentos.
Um espaço para a juventude
Bastante emocionada, bem como homenageada, a primeira diretora do STR de Jaguaré, Sra. Angelina Pansini Caliman contou dos desafios de ter que ir a São Mateus para realizar os atendimentos dos filiados. “Nos reunimos a primeira vez em baixo de um pé de árvore para discutir o desmembramento de São Mateus. Depois contamos com o apoio do Pe. Matias e Aldir que nos emprestavam a Casa Paroquial para nossas reuniões. Então foi muita luta, onde tínhamos um espaço e não tínhamos mesa. Agora, quando vejo o Fabinho… foi como um filho. Me afastei para que ele caminhasse. E este espaço é para vocês juventude… continuem lutando e valorizando nossos produtores rurais”- relatou Sra. Angelina, acompanhada das companheiras da primeira diretoria Helena Dalvi e Ana Maria Fiorini.
Espaço de unidade
A inauguração da sede do Sindicato dos Trabalhadores, Agricultores, Agricultoras Rurais de Jaguaré contou com a presença de centenas de trabalhadores, agricultores, agricultoras rurais, e suas famílias, que tinham estampados na face o orgulho de ‘entrar na casa própria’.
Também participaram representantes da Igreja Luterana de Jaguaré, Sindicato Rural, Sávio Martins e Robson Grobério da Câmara de Vereadores de Jaguaré, Alaídes Mariani ex-prefeito e Ruberci Casagrande vice –prefeito. Das entidades Sindsmaj, Aprucal, Aprona, Copeme, Aproja. De diversos sindicatos da região: STR Rio Bananal, STR São Mateus, STR Sooretama, STR Vila Valério, STR Nova Venécia, STR Boa Esperança, STR Linhares, STR São Gabriel da Palha; e da CUT e FETAES.