ES: A Secretaria da Fazenda (Sefaz) participou nessa semana do VII Fórum de Coordenação Intergovernamental de Finanças Públicas e Orçamento, em Maceió, Alagoas. Durante dois dias, gestores financeiros do Brasil e da América Latina estiveram reunidos no encontro que serviu para estudar a agenda de exposições, painéis e debates.
O objetivo era agrupar lideranças em finanças para trocar experiências e analisar casos de sucesso, o evento debateu temas relacionados a finanças públicas. O gerente de Política Fiscal da Sefaz, Marco Guilherme, foi um dos palestrantes do Fórum.
Ele participou do painel “Regras Fiscais e Transparência”. Na oportunidade, ele apresentou as inovações na política econômica e fiscal do Estado. “Durante o painel fiz uma exposição sobre como pretendemos elevar os investimentos, bem como fomentar o ecossistema do mercado de capitais no estado através do Fundo Soberano”, disse.
De acordo com o gerente, foi discutida também a necessidade de aprimoramento das regras fiscais para entes subnacionais. “Apresentamos as medidas e as inovações institucionais realizadas pela Sefaz, responsável pela coordenação da Capacidade de Pagamento, que contribuíram para o alcance da Nota A do Estado, se tornando exemplo para os demais estados”, afirmou.
Participantes
Além de Marco Guilherme, o painel com o Tema “Regras Fiscais e Transparência” contou com a participação de Pedro Jucá, subsecretário de Planejamento Estratégico da Política Fiscal da Secretaria do Tesouro Nacional; Sandra Tenerini, do Ministério da Economia, Infraestrutura e Energia da Argentina; Viviana Casco, diretora de Política Macrofiscal do Paraguai; Rebeca Elizalde Hernandez da Secretaria da Fazenda de Jalisco no México; e Andrea Riechert Senko, Assessora Especial para o Regime de Recuperação Fiscal na Secretaria da Fazenda de Minas Gerais. (Secom-ES)