Cerca de 10 municípios que ainda não contam com cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram habilitados e passam, a partir desse sábado (25), a contar com o atendimento. São eles: Iconha, Alfredo Chaves, Vargem Alta, Alegre (Rive), Muniz Freire, Iúna, Ibitirama, Ibatiba, Castelo, e Conceição do Castelo.
A partir de uma parceria com a Policia Rodoviária Federal (PRF), os usuários que estiverem precisando do Serviço Móvel de Urgência para atendimento devem ligar para o número 191. O telefone é diferente do que atende a região metropolitana (192), pois as devidas localidades ainda não fazem parte da cobertura nacional de urgências.
Além disso, para garantir o atendimento à população, o trabalho integrado entre Estado, Municípios, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Exército e entidades filantrópicas somam um conjunto de forças, junto a enfermeiros, médicos e socorristas, nas regiões. Equipes da Sesa trabalham no mapeamento das localidades que precisam de atendimento.
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Iconha continua funcionando como pronto-atendimento de referência da localidade para atendimento já que o hospital e as unidades de saúde da cidade foram totalmente danificadas pela enchente. Nele atuam profissionais do município, da Sesa e voluntários.