ES: A nova Unidade de Tratamento de Alta Complexidade em Onco-Hematologia (Unacon) pediátrica do Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), em Vitória, foi inaugurada nesta sexta-feira (24) pelo governador Renato Casagrande. O setor, até então alocado na área do hospital que funciona em Santa Lúcia, passa a funcionar junto às instalações do Pronto-Socorro Dra. Milena Gottardi, anexo ao Hospital da Polícia Militar (HPM), em Bento Ferreira.
Habilitado pelo Ministério da Saúde, a Unacon tem por objetivo permitir o cuidado integral ao paciente pediátrico que chega de todo o Espírito Santo e também do leste de Minas Gerais e sul da Bahia, atuando no diagnóstico, estadiamento, tratamento e seguimento do câncer infantil, garantindo a qualidade da assistência oncológica e a segurança dos pequenos pacientes.
A partir de agora, a oncologia vai disponibilizar 26 leitos de internação (sete a mais do que no espaço anterior), 19 leitos hospital-dia (antes eram dez leitos desse tipo, voltado para a internação parcial), 14 consultórios multidisciplinares (seis a mais) e duas cabines para quimioterapia (uma nova). Também foram implantados um espaço família e uma farmácia de dispensação de medicamentos.
A Secretaria da Saúde (Sesa) investiu o valor de R$ 3.197.641,43 para a nova Unacon pediátrica do Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória. A construção teve ainda recursos oriundos de doações que somaram R$ 607.470,00.
Na inauguração, o governador Renato Casagrande falou sobre a importância do investimento em infraestrutura para a geração de resultado. “Você consegue fazer um bom acolhimento em qualquer lugar, mas quando você tem uma estrutura adequada, moderna, clara e limpa, o acolhimento é ainda melhor. Mas é lógico que o trabalho do servidor é tudo. É mais do que a estrutura física. Ela ajuda muito nesse trabalho de acolhimento e na qualidade do atendimento”, afirmou o governador.
De acordo com o diretor geral do HINSG, Nélio Almeida dos Santos, o novo espaço vai substituir uma infraestrutura pequena, que já não comportava mais a demanda existente, melhorando a assistência às crianças que precisam de atendimento oncológico. “Atualmente a área do HINSG não comporta toda a demanda assistencial da onco-hematologia. Infelizmente há um aumento de casos de câncer infantojuvenil todos os anos, e é preciso oferecer humanização, segurança e qualidade da assistência com eficiência, eficácia e efetividade”, disse.
Casagrande também relembrou os graves problemas encontrados no Hospital Infantil no início do ano passado, quando o Corpo de Bombeiros precisou deslocar uma viatura para ficar 24 horas na unidade. “Infelizmente, recebemos um hospital inteiramente destruído e hoje já saímos daquele risco que tínhamos. Inaugurar uma estrutura dessa para a oncologia pediátrica é um passo em termos de humanidade com crianças tendo um ambiente adequado para serem acolhidas com as suas famílias”, destacou o governador.
Para o secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, a inauguração da onco-hematologia do Hospital Infantil de Vitória é um grande salto de qualidade e uma expansão importante na capacidade da oferta de serviços no atendimento, e marca a história da oncologia pediátrica no Espírito Santo.
“Essa entrega é reflexo de uma maturidade institucional muito grande que há no Espírito Santo, com entidades sociais, que têm um protagonismo gigantesco com a Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Accacci), e consegue envolver o Instituto Ronald McDonald, as universidades. Também há grande protagonismo dos próprios trabalhadores da Saúde. Quando tudo isso encontra um Governo arrojado, avançado e que tem pressa, consegue, como hoje, anunciar uma expansão nova e linda como essa e que impacta, de forma positiva e acolhedora, o paciente e a sua família”, apontou o secretário. (Secom-ES)