ES: Na tarde desta quinta-feira (05), o governador Renato Casagrande se manifestou sobre o primeiro caso e pediu tranquilidade à população. “O plano de contingência continua, é trabalho que temos que fazer juntos.
Estávamos nos preparando para isso. Não é para ter pânico”, afirmou Casagrande.
O PRIMEIRO CASO
ES-BRASÍLIA: Amostra laboratorial do coronavírus, que pode causar desde resfriados comuns até SARS e MERS. Crédito: Center for Desease Control and Prevention Amostra laboratorial do coronavírus, que pode causar desde resfriados comuns até SARS e MERS. Crédito: Center for Desease Control and Prevention
O *Ministério da Saúde* confirmou o primeiro caso de paciente contaminado com coronavírus no Espírito Santo: é uma mulher de 37 anos que fez viagem para a Itália. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (05) durante uma coletiva.
No Brasil, agora, são oito casos confirmados de pessoas com a doenças e 638 casos suspeitos são monitorados. No Espírito Santo, outros quatro casos estão sendo apurados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), segundo
a Secretaria de Estado de Saúde do Espírito Santo (Sesa) no último boletim epidemiológico divulgado na quarta-feira (03).
No Rio de Janeiro também foi registrado um caso de paciente com coronavírus confirmado. Os outros seis pacientes infectados são de São Paulo.
O Ministério da Saúde também divulgou que foi registrado o primeiro caso de transmissão local dentro do país, ou seja, de pessoa doente que viajou para país com epidemia e teve contato com outra pessoa aqui no Brasil. (Agência Brasil – Secom-ES)
*COMO PREVENIR*
Até o momento não há um tratamento específico para a doença, que é transmitida por gotículas de saliva e catarro que se espalham pelo ambiente. Por isso, é fundamental manter alguns cuidados com a higiene pessoal que também valem para afastar o risco de gripe e outras tantas doenças respiratórias.
OS CUIDADOS
* Lavar as mãos frequentemente por pelo menos 20 segundos com água e sabão
* Utilizar antisséptico de mãos à base de álcool para higienização
* Cobrir com a parte interna do cotovelo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar
* Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca
* Não compartilhar objetos de uso pessoal
* Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado
* Utilizar lenço descartável para higiene nasal