ES: Neste período com o crescente números de casos de Covid-19, tem ocorrido uma tendência à busca desenfreada por tratamentos e/ou medidas preventivas e assim a automedicação. Isso tudo é agravado pela excessiva veiculação de fake-news, podendo levar ao uso abusivo e irracional de medicamentos. Farmácias de Jaguaré ainda percebem um aumento considerável na venda de suplemento de vitamina e alimentares.
Médicos e especialistas são enfáticos em afirmar que não existe uma vacina que previna do Novo Coronavírus. Também não existe um medicamento específico para o tratamento. As únicas opções é manter o Isolamento Social e um organismo saudável.
Outro movimento muito comum tem sido a ida de diversos brasileiros às farmácias. Este movimento também é percebido em Jaguaré. O empresário Eloísio Flavio de Andreade, da Farmácia Guriri, destada que desde os primeiros casos da Covid-19 no País as pessoas tem procurado mais suplementos e vitaminas. Lembra que os pacientes de medicamentos de uso contínuo continuam fazendo uso dos mesmos, porém procurando manter o Isolamento Social.
No Estado
A Secretaria da Saúde e a Gerência Estadual de Assistência Farmacêutica (GEAF) reforçam à população capixaba a importância dos cuidados em relação ao perigo da automedicação, em especial no cenário atual de emergência sanitária do novo Coronavírus (Covid-19).
De acordo com a gerente da GEAF, Gabrieli Freitas, com a crescente dos casos de Covid-19, tem ocorrido uma tendência à busca desenfreada por tratamentos e/ou medidas preventivas, agravado pela excessiva veiculação de fake news, podendo levar ao uso abusivo e irracional de medicamentos.
“Enquanto farmacêuticos, temos percebido nesses últimos tempos, em especial nos trabalhos com os pacientes nas Farmácias Cidadãs, o número de informações incorretas que têm sido transmitidas pelas redes sociais quanto ao uso de medicações para o novo Coronavírus. É importante que a população entenda que existem graves riscos à saúde causados pelo uso indiscriminado e pela automedicação”, explicou a gerente de Assistência Farmacêutica.
“Buscamos dar orientações durante o atendimento do farmacêutico nas nossas doze unidades, mas também temos profissionais capacitados para responder perguntas de toda a população via canal Fale Conosco, no nosso portal”, informou Gabrieli.
Recomendações à população quanto a medicação
– Utilize medicamentos somente com instrução de profissionais de saúde capacitados;
– Não faça a automedicação e nunca use medicamentos baseado em informações de fontes não confiáveis;
– Não interrompa o tratamento prescrito pela equipe médica, principalmente nos casos de doenças crônicas. É importante saber que o alívio da dor ou desaparecimento dos sintomas desconfortáveis não necessariamente significa a cura da doença;
– Não compre medicamentos em quantidades superiores ao necessário;
– Siga corretamente as instruções de armazenamento e se atente ao prazo de validade;
– Familiares e cuidadores podem e devem ter papel ativo na prevenção dos erros de administração apoiando o uso correto da medicação. (Com informações: Secom ES)