ES: O Governador do Estado, Renato Casagrande, apresentou, as ações a serem adotadas no Espírito Santo em caso de implantação do Mapa de Risco Extremo. Atualmente 38 municípios estão em Risco Alto e podem entrar no próximo nível se a ocupação dos leitos de UTI chegarem a 91%. As restrições, detalhadas na tarde desta quarta-feira, 10.06, por videoconferência, poderão incluir o fechamento total do comércio e da construção civil, o controle na circulação de pessoas (com base no CPF), o cancelamento do transporte coletivo e a proibição de circulação de veículos particulares.
De acordo com Casagrande, toda a Matriz de Risco é montada sobre critérios técnicos, sendo o que mais influencia nela é a ocupação dos leitos de UTI. Este índice fechou em 85,57% na tarde de ontem. Está definido que se esta taxa de ocupação chegar a 91% será adotado o Mapa de Risco Extremo. Se implantado, o sistema deverá valer por no mínimo 14 dias. Se o índice de ocupação não baixar neste período, as restrições podem ser prorrogadas. Vale ressaltar que as ações serão adotadas por município.
“É claro que não queremos isso. Mas as pessoas precisam entender que precisam cumprir o Isolamento Social e o Distanciamento Social. Caso contrário, nosso sistema de saúde pode chegar no limite. Já abrimos quase 600 leitos, mas estamos chegando no limite…seja de respiradores, leitos, profissionais ou medicamento” A população precisa colaborar”- apelou.
Entre as ações a serem implantadas com o Mapa de Risco Extremo estão:
– Proibição de circulação das circular 21h as 5h: somente poderão circular os profissionais em serviços essenciais, que devem ter um documento com a autorização;
– Circulação nas ruas das pessoas em dias pares e impares, conforme o final do numero do CPF;
– Fechamento de praias, praças igrejas;
– Funcionamento do comércio de segunda a sexta-feira – com restrições a definir;
– Fechamento da construção;
– Fechamento de supermercados aos sábados e domingos.
– Entrada de apenas um comprador por família nos estabelecimentos comerciais: o comerciante deve registrar o CPF na nota fiscal – sob risco de multa;
– Proibição de circulação de menores de 12 anos nas vias públicas;
– Transporte Público funcionando apenas para trabalhadores de serviços essenciais devidamente identificados;
– As industrias deverão ter transporte próprio;
– Proibição de circulação de veículos particulares.
– Restaurante somente poderão funcionar no sistema de entregas;
– Aplicação de multa, aproximadamente R$ 5 mil, por descumprimento.