BRASÍLIA: Desde o início da pandemia de coronavírus no Brasil, a Bancada Capixaba vem trabalhando junto ao Governo Federal para conseguir a liberação de recursos para o Espírito Santo e, assim, ampliar o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos hospitais da Grande Vitória e do interior do Estado.
E nesta segunda-feira (13), o Ministério da Saúde divulgou a habilitação de 30 novos leitos de UTI em Vila Velha e Vitória. A liberação aconteceu depois que o Deputado Federal e vice-líder do governo na Câmara, Evair de Melo, reiterou ao Governo Federal a necessidade de habilitação de 398 novos leitos de UTI, adulto e infantil, para pacientes com Covid-19, no Estado.
O pedido do parlamentar, que reitera a solicitação da Secretaria de Estado da Saúde, foi enviado aos ministros da Saúde, da Secretaria de Governo e da Casa Civil em 25 de junho.
No ofício, Evair de Melo ressalta que o pedido de habilitação dos 398 leitos de UTI está em processo de análise no âmbito do Ministério da Saúde e destaca que a demanda é de extrema importância para propiciar aos capixabas melhores condições e garantias no enfrentamento à pandemia de Covid-19. “Estas habilitações dos leitos de UTI são fundamentais e merecem ser concretizadas com urgência”, afirma.
O Deputado Federal Evair de Melo destaca ainda que continuará trabalhando para que o ES receba os recursos necessários para o enfrentamento da pandemia do coronavírus e continue ampliando o número de leitos de UTI para pacientes com Coivd-19.
“Desde o início da pandemia, sempre estive preocupado com a necessidade de ampliação dos leitos de UTI, nas Santas Casas e hospitais filantrópicos, principalmente nas cidades do interior do Estado. Por isso, venho trabalhando junto ao Ministério da Saúde para garantir recursos para o Espírito Santo”, explicou o parlamentar.
Habilitação
De acordo com a portaria nº 1.728 do Ministério da Saúde, 10 novos leitos serão habilitados no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes (HUCAM), em Vitória, que receberá R$ 1.440.000,00. Os outros 20 leitos serão habilitados no Hospital Santa Mônica, em Vila Velha, que receberá R$ 2.880.000,00.
Os recursos são exclusivos para o tratamento de pessoas com Covid-19, durante três meses. E, de acordo com a portaria publicada pelo Ministério da Saúde, foram transferidos ao Fundo Estadual de Saúde, em parcela única.