VILA VALÉRIO: A Cidade confirmou na tarde desta segunda-feira, 13.07, mais um óbito relacionado à Covid-19. O segundo em apenas quatro dias. De acordo com o Painel Covid do Governo do Estado Vila Valério também atingiu 188 Casos Confirmados para a doença.
Estes números não param de crescer. Há uma semana, 07.07, eram registrados 137 Casos Confirmados da Covid-19. Um crescimento de 51 casos em apenas sete dias. Há exatos um mês, Vila Valério registrava 56 Casos Confirmados para a Covid-19. O crescimento foi 132 casos neste período, representando um crescimento de 235%.
Se ações imediatas não forem adotadas, incluindo a mudança de comportamento da população, os índices só tendem a subir. Mantendo o índice de contaminação em 235%/mês, Vila Valério poderá chegar a meados de agosto com mais de 440 pessoas contaminadas.
Ação dos gestores e conscientização da população
Durante entrevista coletiva fornecida pelo Governador do Estado, Renato Casagrande, via web conferência, o Jornal o Conilon questionou o chefe do Executivo Estadual quanto ao alto índice de contaminação em municípios do Interior.
Casagrande foi enfático em afirmar que o Governo do Estado está chegado ao limite de suas ações. Citou a abertura de mais de 1.200 leitos apenas para tratamento de infectados pela Covid no Estado. “Mais que dobramos os leitos de UTI. Isso significa mais que cinco hospitais de campanha. Agora precisamos que os gestores municipais a e a população façam sua parte”- frisou.
Entre as ações o governador listou a importância dos municípios fiscalizarem o cumprimento das medidas de isolamento social. Também relembrou que no momento somente ações de isolamento social, distanciamento social, uso de máscaras e práticas de higiene são eficazes para controle da proliferação do Novo Coronavírus. Alertou o índice de Contaminação na Região chega a 1,6 – significando que duas pessoas contaminam outras três – ou que 10 contaminam outras 16 – “Isso precisa baixar urgente”- conclamou. Vale citar na Região Metropolitana da Grande Vitória o Índice de Contaminação está em 1/1, representado a estabilidade no contágio da doença.
Durante a coletiva o governador ainda destacou que a Nova Matriz de Risco a ser adotada pela Estado trará como referência os números apenas do próprio município. “Cada gestor, cada município tem que fazer o dever de casa. Se não fizer e Matriz de Risco vai apontar. Só dá pra ter comércio aberto se a Matriz de Risco apontar isso. Todos tem que fazer sua parte”- reforçou.
As informações estão disponíveis apenas no Portal Covi-ES.