JAGUARÉ: A divulgação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2019 vem apontar que a Educação Municipal tem avançado pouco nos últimos anos. Novamente Jaguaré não atinge sua meta para os Anos Finais. Por outro lado, mesmo batendo a meta no índice dos Anos Inicias, apenas três, de doze escolas avaliadas, alcançaram suas metas.
A situação da educação jaguarense fica evidente ao se considerar o cenário do Estado do Espírito Santo, das redes municipais. Dos 78 municípios 63 possuem foram avaliados. Devido ao alto número de evasões Jaguaré não possui índice para sua Rede Municipal, Anos Finais, no IDEB 2019. Porém, se considerarmos o IDEB 2017 (4,0) a Capital do Café ocuparia a posição 60º, dos 63 municípios que possuem o IDED 2019. O município de melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Anos Finais, no Espírito Santo é São Gabriel da Palha (5,6).
A situação melhora um pouco nos Anos Iniciais. Se considerado o cenário do Estado do Espírito Santo, das redes municipais, dos 78 municípios 76 possuem índices. Nesta lista, Jaguaré (5,8) ocupa a 54º posição. O município de melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, anos Iniciais, é Mantenópolis 7,6.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para monitorar o desempenho da educação no Brasil. Ele reúne, em um só indicador, os resultados de duas dimensões de qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação, obtidos no Censo Escolar, e dos resultados do Saeb.
Anos Iniciais
Uma análise dos índices dos Anos Inicias aponta que Município segue uma tendência nacional de se atingir as metas. A impressão geral é que os alunos aprendem bem na Educação Infantil e nos Anos Inicias do Ensino Fundamental, mas quanto mais tempo na escola, menos o aluno sabe expressar o que aprendeu.
São as metas e o alcançado pelas escolas municipais nos Anos Iniciais: Em 2015 Jaguaré possuía como Meta 5,3 e atingiu 5,5. Em 2017 a Meta era de 5,5 e se atingiu 5,7. Neste IDEB 2019 a Meta era 5,8 e o atingido foi exatamente 5,8.
Acompanhe abaixo o observado em dada escola avaliada para os Anos Iniciais.
Escola – Anos Iniciais | Ideb 2017 | Ideb 2019 | Meta 2017 | Meta 2019 |
EMEF Barra Seca de Ponte Nova | – | 4,9 | 5,4 | 5,7 |
EMEF Cipriano Cocco | 6,3 | 6,4 | 5,7 | 6,0 |
EMEF Marciano Altoé | 4,9 | – | 5,8 | 6,1 |
EMEF Novo Tempo | 5,4 | 6,8 | 5,5 | 5,8 |
EMEF Orélio Caliman | 5,3 | 6,1 | 5.8 | 6,0 |
EMEF Patrimônio Nossa Senhora de Fátima | 5,2 | 5,4 | 5,5 | 5,8 |
EMEF Santa Catarina | – | 5,5 | 5,8 | 6,1 |
EMEF Santa Rita de Cássia | 5,5 | 5,8 | 6,2 | 6,5 |
EMEIEF Giral | 5,6 | – | 5,8 | 6,0 |
EMEIE Palmitinho | – | 5,7 | – | 6,0 |
EMEIEF Patrimônio Altoé | 5,3 | – | 5,5 | 5,8 |
EMEIEF São Roque | 5,0 | 4,9 | 5,2 | 5,5 |
De doze escolas avaliadas:
– Escolas que subiram seu índice e alcançaram a meta do Ideb: EMEF Cipriano Cocco, EMEF Novo Tempo, EMEF Orélio Caliman,
– Escolas que subiram seu índice, mas não alcançaram a meta do Ideb: EMEF Patrimônio Nossa Senhora de Fátima, EMEF Santa Rita de Cássia
– Escola que caiu no índice se comparados os anos de 2017 e 2019: EMEIEF São Roque
– Escolas sem possibilidade de comparação: EMEF Barra Seca de Ponte Nova, EMEF Marciano Altoé, EMEF Santa Catarina, EMEIEF Giral, EMEIE Palmitinho, EMEIEF Patrimônio Altoé.
Anos Finais
De acordo com índices, quando se fala dos Anos Finais, pode-se considerar que o Município está estagnado e não avançando na solução de seus problemas educacionais. Nenhuma escola alcançou sua meta para o IDEB 2019. Isto já foi observado no IDEB 2017, quando nenhuma escola dos Anos Finais atingiu a meta. Nos IDEB 2015 e IDEB 2013 apenas uma escola atingiu sua meta. Já no IDEB 2011 foram três escolas de Anos Finais que atingiram sua meta.
São as metas e o alcançado pelas escolas municipais nos Anos Finais (Rede Estadual e Rede Municipal): no IDEB 2015 a Meta era 5,1 e o alcançado foi 4,4. No IDEB de 2017 a Meta era de 5,3 e o alcançado ficou em 4,3. Neste IDEB 2019 a Meta era de 5,6 e o alcançado (Redes Estadual e Municipal) foi de 4,8.
Se retirada a escola estadual EEEFM Irmã Tereza Altoe (única dos Anos Finais a atingir o índice) e for considerada apenas as escolas municipais (mantidas pela Prefeitura de Jaguaré), os índices alcançados são ainda menores, se comparadas com a meta: No IDEB 2015 a Meta era de 4,7 e o alcançado foi 4,1. No IDEB 2017 a Meta era de 5,0 e o alcançado foi 4,0. Neste IDEB 2019 a Meta era Meta: 5,2, mas a educação municipal não obteve índice.
Acompanhe abaixo o observado em dada escola avaliada para os Anos Finais.
Escola – Anos Finais | Ideb 2017 | Ideb 2019 | Meta 2017 | Meta 2019 |
ECORM Giral | 5,0 | 5,4 | 5,5 | 5,6 |
ECORM Japira | 4,6 | 3,9 | 5,0 | 5,2 |
ECORM São João Bosco | 4,7 | 4,8 | 4,9 | 5,1 |
EMEF Barra Seca de Ponte Nova | 3,3 | 4,6 | 4,7 | 4,9 |
EMEF Marciano Altoé | 3,3 | – | 4,4 | 4,6 |
EMEF Orélio Caliman | 4,8 | 5,2 | 5,0 | 5,3 |
EMEF Patrimônio Nossa Senhora de Fátima | 3.8 | 4,2 | 5,4 | 5,6 |
EMEF Santa Rita de Cássia | 5,0 | 4,5 | 5,8 | 6,0 |
EMEIE Palmitinho | 4,3 | 3,9 | 4,7 | 4,9 |
De nove escolas: cinco subiram em seus índices, três pioraram em seus índices e uma não foi registrado índice.
– São escolas subiram seu índice, mas não alcançaram a meta do Ideb: ECORM Giral, ECORM São João Bosco, EMEF Barra Seca de Ponte Nova, EMEF Orélio Caliman, EMEF Patrimônio Nossa Senhora de Fátima
– São escolas que caíram no índice, se comparados os anos de 2017 e 2019: ECORM Japira (de 4,6 para 3,9), EMEF Santa Rita de Cássia (de 5,0 para 4,5), EMEIE Palmitinho (de 4,3 para 3,9).
Única a alcançar seu índice: EEEFM Irmã Tereza Altoé
A EEEFM Irmã Tereza Altoe foi a única escola de Anos Final de Jaguaré que alcançou a meta do Ideb 2019. Um dos públicos que a escola atende são os alunos vindos da EMEF Novo Tempo – que estudam durante os Anos Inicias em tempo integral. A escola também vem passado por inúmeras reformas em sua infra-estrutura nos últimos anos (reforma e modernização de todo o prédio físico e construção do muro). São índices da escola: IDEB 2015: Meta: 4,7 – Alcançado: 4,8; IDEB 2017: Meta: 5,0 – Alcançado: 4,5; IDEB 2019: Meta: 5,2 – Alcançado: 5,3.
Espírito Santo possui maio avanço no Ensino Médio do País
O Espírito Santo alcançou a melhor avaliação do Ensino Médio da Rede Pública do País no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos últimos dez anos, conquistando destaque nacional ao lado do Estado de Goiás. O anúncio do resultado foi feito pelo governador Renato Casagrande e pelo secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo.
O resultado do Ideb 2019 do Ensino Médio do Espírito Santo foi de 4,6 alcançando, inclusive 98% da meta (4,7), maior que em 2017, quando o Estado alcançou 93% da meta. Na evolução total, em todo o Estado (redes municipal, estadual e privada) o Ideb alcançou nota 4,8.
O Espírito Santo seguiu o ritmo de avanço também no Ensino Fundamental público, reduzindo as desigualdades entre o ensino público e o privado. De acordo com os resultados, a rede pública estadual alcançou nos Anos Iniciais a nota de 6,1 (sendo que a meta era 5,7) e, nos Anos Finais, o índice de 5,0 (superando a meta que era 4,8).