JAGUARÉ: A Cidade deve alcançar nesta segunda-feira, 19.10 seu milésimo caso confirmado da Covid-19. Neste domingo, o Município atingiu 997 Casos confirmados, tendo outras 3.542 notificações. Atualmente Jaguaré é classificada como Risco Baixo para área de contaminação da doença, porém se mantém as normas de isolamento, uso de mascara e de distanciamento social.
Vale lembrar que o primeiro caso confirmado da Covid-19 ocorreu em 29.04.2020, com o primeiro óbito em 22.05.2020. De lá para cá os números só fazem subir. São 3.542 notificações de casos suspeitos. Destes, 2.354 estão descartados. Registra-se ainda 15 óbitos relacionados à Covid-19 e 961 curados.
Há semanas é classificado com Risco Baixo dentro da Matriz de Risco do Governo do Estado. A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias. Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início no dia 20 de abril.
O Mapa de Risco segue as orientações dos boletins epidemiológicos do Ministério da Saúde e recomendações da equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, que é composto pelo Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Secretaria da Saúde (Sesa), Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). As decisões adotadas pelo Governo do Estado seguem parâmetros técnicos.