JAGUARÉ- Empresa criada há 15 dias divulga Pesquisa Eleitoral que aponta o empate técnico entre candidatos à prefeito nestas Eleições de 2020. A Flex Consultoria & Pesquisas, aberta no dia 08.10 como MEI – Microemprendedor Individual, aponta que Marcos Guerra (Cidadania) e Luciano Laquini (PSB) aparecem tecnicamente empatados e à frente de João Vanes (Republicanos) e Juan Karlo (PRTB).
Além dos resultados apresentados (bastante diferentes de outra pesquisa divulgada no final de setembro pelo Jornal A Notícia) a Pesquisa da Flex Consultoria & Pesquisas chama a atenção por outras particularidades: a empresa foi constituída no 08.10 como MEI – Microemprendedor Individual, sob a Razão Social Adeilson De Lima Francisco; como endereço registrado para a empresa consta apenas ‘Zona Rural-Linhares’; e o telefone de contato registrado para a empresa é de um escritório de contabilidade. Ainda chama atenção que como Atividade Econômica Secundária a empresa tenha registrado que realiza ‘Serviços de pintura de edifícios em geral’, ou ‘outras atividades de ensino não especificadas anteriormente’..
De acordo com as informações constantes no site do Tribunal Superior Eleitoral, a Flex Consultoria & Pesquisas – Adeilson De Lima Francisco realizou a pesquisa em Jaguaré entre os dias 14 a 17/10, onde foram ouvidas 600 pessoas e representou o custo de R$ 14.500,00 – pagos pela própria empresa.
Ainda chama a atenção que a empresa também registrou que realizou pesquisas, nestes mesmos dias, nos municípios de Sooretama, Aracruz e Conceição da Barra. Ao todo, a Consultoria & Pesquisas – Adeilson De Lima Francisco, informou ter ouvido 1.920 pessoas nos quatro municípios. Isso a uma despesa de R$ 44.100,00, custeados pela própria empresa.
Outra característica informada pela empresa no site do TSE é a metodologia de contagem aplicada. Cita: “após os trabalhos de campo, serão selecionados 20% dos questionários aplicados individualmente pelos entrevistadores, para a verificação das respostas e adequação dos entrevistados aos parâmetros amostrais”. Representa que, ouvidas as 600 pessoas, os entrevistados selecionaram 20% dos questionários para critério de amostragem – sendo considerados assim 120 questionários.
Divulgação de pesquisa falsa, ou sem registro, pode gerar multa de até R$ 106 mil
A Justiça Eleitoral alerta que o cidadão que divulgar pesquisas falsas, ou sem registro, nas redes sociais ou em qualquer plataforma da internet ficará sujeito ao pagamento de multa e até detenção.
De acordo com a Resolução TSE 23.549/2017, a divulgação de pesquisa sem o prévio registro das informações sujeita os responsáveis à multa no valor de R$ 53.205,00 a R$ 106.410,00 (Lei nº 9.504/1997, arts. 33, § 3º, e 105, § 2º). Por outro lado, a divulgação de pesquisa fraudulenta (falsa) constitui crime, punível com detenção de seis meses a um ano e multa no valor de R$ 53.205,00 a R$ 106.410,00.
Requisitos para pesquisa
As pesquisas realizadas pelas empresas devem ser registradas na Justiça Eleitoral cinco dias antes da divulgação. Devem constar as seguintes informações: quem contratou; valor e origem dos recursos despendidos no trabalho; metodologia e período de realização; plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução, nível econômico e área física de realização do trabalho a ser executado, intervalo de confiança e margem de erro; sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo; questionário completo aplicado ou a ser aplicado; nome de quem pagou pela realização do trabalho e cópia da respectiva nota fiscal.
Cidade possui três pesquisas eleitorais
De acordo com informações do site do Tribunal Superior Eleitoral Jaguaré possui três pesquisas eleitorais, sendo:
– Registrada em 17.10, sob o Registro Nº ES-03578/2020 por meio da BRAND CONSULTORIA E GESTAO EIRELI (Empresa aberta em 25.08.2017) os resultados ainda não foram divulgados.
– Registrada em 16.10 ES-00170/2020 ADEILSON DE LIMA FRANCISCO / FLEX CONSULTORIA & PESQUISAS (Empresa aberta em 08.10.2020) os resultados divulgados na a espontânea (quando não são apresentados os nomes dos concorrentes), Marcos Guerra tem 19,3% das intenções de votos e Luciano Laquini, 19,1%. João Vanes é mencionado por 4,5% dos entrevistados e Juan Karlo por 0,6%. Na estimulada (quando são apresentados os nomes dos candidatos), Marcos chega a 32,8% e Luciano, 31,2%. João Vanes aparece com 6,9% e Juan Karlo, 1,2%.
– Registrada em 27.09 ES-07182/2020 IPOPES PESQUISA DE OPINIAO PUBLICA – LTDA / IPOPES PESQUISAS (empresa aberta em 12/05/2011) apontou que Marcos Guerra aparece com 44,25% dos votos, contra 13% de Luciano Laquini, 4% de João Vanes e 0,5% de Juan Karlo Leal. A pesquisa, realizada entre os dias 27 e 28 de setembro, mostra, ainda, que 14,25% estão indecisos, outros 16% disserem que não sabiam em quem votar ou preferiram não responder e 8% responderam que não votariam em nenhum dos candidatos apresentados. A pesquisa encomenda por A Notícia. Foram ouvidas 400 pessoas, com margem de erro de 5% para mais ou para menos, e índice confiabilidade de 95%.