JAGUARÉ: Pouco mais de um após a sua inauguração o Viveiro Municipal ‘Sapucarana’ encontra-se totalmente abandonado e dominado pelo mato. A proposta era a produção de mudas nativas e de espécies para distribuição e exploração por parte dos produtores rurais, porém o descaso e falta de planejamento causou o abandono da iniciativa.
O Viveiro Municipal ‘Sapucarana’ foi inaugurado em setembro/2019 em uma grande festa. Na ocasião, o secretário municipal de Meio Ambiente, Luciano Laquini, considerou o momento como fruto de um ‘desafio imenso e demanda a formação de uma nova consciência que compreenda que as causas da ecologia e economia podem andar juntas. Agir Local, Pensar Global. Continuamos a executar o planejamento. Não é fácil, mas é gratificando chegar ao final de cada etapa com a sensação de dever cumprido! Esse é só o começo’- registrou nas redes sociais.
Localizado entre a Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria Municipal de Cultura e Projeto Grupo Alegria a área tem a capacidade de produção de até dez mil mudas para atendimento a pequenos produtores rurais e áreas de reflorestamento.
A reportagem tentou contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente para maiores informações, mas não obteve sucesso.