JAGUARÉ: Mais uma vez a atual gestão surpreende os cidadãos jaguareenses. A menos de trinta dias de deixar o cargo, o prefeito de Rogério Feitani quer construir uma ‘fonte luminosa flutuante’ na barragem de Água Limpa. O projeto faraônico prevê a construção de três sistemas em canhões de água de dez metros, acompanhado de um sistema luminosos de Led’s subaquáticas. Isso a um custo que não é definido no edital de licitação.
O projeto veio a público nesta terça-feira, 01.12, como a publicação do Edital de Licitação 986/2020, que acontece na modalidade Carta Convite (quando empresas especificas – e escolhidas pelo prefeito – são convidadas para a prestação de serviço). De acordo com o certame, serão convocadas ‘empresas de engenharia especializadas em assuntos concernentes de execução dos serviços, para participação de Licitação Pública, com intuito de que, a empresa licitante vencedora, execute os serviços em epígrafe, num prazo máximo de 60 dias, a contar da data de assinatura do contrato e expedição da Ordem de Serviço’.
Pelo processo de licitação, a intenção é construir três fontes luminosas dentro da Barragem Água Limpa, sendo:
– 01 (uma) central e as 02 (duas) laterais distanciadas entre si 20 metros e contendo 1,10 metros de largura e comprimento as laterais e a central 0,80 metros de largura e comprimento. É estimado que da plataforma central até a área seca distancie aproximadamente 30 metros
– 1.º Grupo (Plataforma Central) – Será composto por 1 “Canhão” Aerado que se manterá em altura fixa de 10,00 metros na vertical.
– 2.º Grupo (Plataforma – Lateral Direita) – Será composto por 06 “Vulcano” articulados que se manterão em altura fixa de 5,00 metros em parábola e um 1 Jato “Canhão” que se manterá em altura fixa de 7,00 metros na vertical.
– 3.º Grupo (Plataforma – Lateral Esquerda) – Será composto por 06 “Vulcano” articulados que se manterão em altura fixa de 5,00 metros em parábola e um 1 “Canhão” que se manterá em altura fixa de 7,00 metros na vertical.
– O Sistema será iluminado por 42 (quarenta e dois) projetores de luz subaquáticos de Led de 12Wx12V, na seguinte proporção abaixo descrita
Custo do investimento
Além de período em que é realizado o processo de licitação para execução da obra (a trinta dias do fim de seu mandato) o que também chama a atenção é que não há menção de valores e custos para a obra. Em levantamento realizado pelo Jornal Conilon, percebe-se que Fontes luminosas existem em outras cidades do País e seus custos oscilasm. Em Belo Horizonte, na lagoa da Panpulha, a reforma do sistema custou aproximadamente R$ 200 mil. Em São Paulo, no Parque do Ibirapuera, o reforma e modernização do sistema custou R$ 6,3 milhões.