ES: O Núcleo de Atividades para Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) desenvolveram o Projeto Fotográfico Remoto Negritude e Identidade, que propôs aos estudantes produzirem, em suas casas, fotografias artísticas considerando o contexto social e cultural vivenciado durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).
Após assistirem à videoaula de Arte Contemporânea: Fotografia e Cinema, disponível na plataforma EscoLAR, os estudantes relataram a realidade social e cultural em que vivem, debateram sobre as situações de violência, preconceito e discriminação divulgados nos meios de comunicação. A atividade envolveu toda a dinâmica de registros fotográficos dentro de suas casas.
O projeto contou com as seguintes etapas: Aula na plataforma Escolar; Orientações sobre técnica de fotografias; Pesquisas orientadas sobre o índice de violência relacionado as pessoas negras e crimes de racismo; Entrevistas com familiares; Debates durante os atendimentos; Os registros fotográficos dos estudantes produzidos por meio de aparelho celular, com orientação e direção fotográfica do professor; Noções básicas de fotografia, observando direcionamento de luz, posicionamento de câmera e foco; e por último, uma exposição fotográfica digital.
Foram trabalhados ainda efeitos visuais, tratamento de imagens, estética, ambientação, cenário, composição, diagramação, efeitos produzidos com aplicativos de celular, direção de arte, harmonia das cores, fontes e textos.
Os estudantes registaram os relatos de família e postaram nas plataformas de atividades. Os registros fotográficos foram catalogados e farão parte de uma exposição virtual promovida pelo Projeto de Enriquecimento Curricular de Artes Visuais do NAAH/S, com o professor Luiz Gustavo Gomes.