ES: A Secretaria da Educação (Sedu) apresentou o balanço geral da formação continuada ofertada para os profissionais da educação das redes estadual e municipal no ano de 2020. Foram mais de 50.700 vagas, distribuídas em 27 ações formativas.
A equipe técnica da Gerência de Estudos, Pesquisa, Qualificação e Desenvolvimento dos Profissionais do Magistério (Geped) foi responsável por dez iniciativas, totalizando 12 ofertas que objetivaram qualificar o trabalho docente na educação básica, por meio da apropriação e da problematização de diferentes elementos que permeiam a prática pedagógica e as aprendizagens dos estudantes.
Já a equipe da Gerência de Qualificação Profissional (Gepro) atuou em oito ações, destinadas à formação continuada dos servidores da educação, aprimorando as competências individuais e profissionais para a execução das atividades educacionais e de gestão.
O Sedu Digital, por sua vez, ofereceu nove formações que buscaram desenvolver a apropriação tecnológica dos professores e o uso das ferramentas digitais disponíveis nas escolas, tanto para ensino remoto quanto para o híbrido.
As duas primeiras equipes estão vinculadas ao Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope) e a terceira à Assessoria de Tecnologia da Informação. Todas fazem parte da Subsecretaria de Planejamento e Avaliação e desenvolvem, junto com diferentes setores da Sedu, o Programa de Qualificação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo, instituído pelo Governo do Estado no ano de 2019.
As ofertas para o ano de 2021 estão em fase de planejamento e começarão no final deste mês, com a ação formativa para os profissionais das escolas de Educação em Tempo Integral.