ES: O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para Pessoas Privadas de Liberdade está sendo aplicado em unidades prisionais de todo o País. No Espírito Santo, 1.625 internos de 30 unidades foram inscritos e devem realizar a prova nesta terça-feira (23) e quarta-feira (24).
Os candidatos farão a redação e deverão responder a questões de Linguagens, Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza.
A previsão é que as notas individuais sejam divulgadas no próximo dia 29 de março, junto com o resultado dos candidatos da primeira aplicação e do Enem Digital.
A prova avalia o desempenho do participante que concluiu o Ensino Médio. A subsecretária de Estado de Ressocialização, Roberta Ferraz, lembra que há cerca de 3.300 internos que cursam o Ensino Fundamental ou Médio. Para ela, o acesso à educação é fundamental no trabalho desenvolvido nas unidades.
“O trabalho e a educação são dois pilares fundamentais no trabalho de ressocialização que desenvolvemos com a população privada de liberdade. Muitas vezes, essas pessoas entram no sistema com baixo nível de instrução ou qualificação profissional, e, com ações como a presente, encontram dentro do presídio a oportunidade de estudar, de se capacitar e planejar novas atividades para sua vida”, a subsecretária.