JAGUARÉ: Muitas pessoas só visitam o dentista para resolver algum problema estético ou quando sentem dor. No entanto, o cuidado com os dentes requer muita atenção. O fato de não visitar o dentista regulamente evita-se diagnosticar um problema bucal com antecedência, que pode se agravar e originar consequência ainda maiores no futuro. Segundo dados do Ministério da Saúde (MS) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 55% dos brasileiros não têm o hábito de consultar o dentista ao menos uma vez por ano, além de 41% das pessoas com mais de 60 anos já terem perdido todos os dentes.
O dentista Márcio Trindade, explica que a consulta de rotina, também conhecida como check-up dentário, consiste em uma avaliação clínica para verificar se existe anormalidades nos dentes ou na gengiva.
De acordo com o profissional as visitas ao consultório odontológico devem ser agendadas a cada seis meses. “É preciso estar claro que a boca não é um órgão isolado. Ela está diretamente ligada ao resto do nosso organismo, já que uma doença bucal pode comprometer a saúde como um todo. Hábitos de higiene oral são essenciais para evitar doenças mais graves, como a endocardite e infecções generalizadas”, apontou o doutor Márcio.
A dica é que a prevenção é o tratamento mais simples de ser executado. Ela começa em casa com uma boa higiene oral diária, seguida de uma alimentação adequada e continua com o acompanhamento periódico profissional. “Na consulta se avalia o paciente e se realiza um diagnóstico preciso do caso. Também se faz alguma intervenção, se necessário, além de se solicitar exames complementares para propor o melhor tratamento ao paciente”, destacou o profissional, que também ponderou sobre a questão financeira. “Visitas regulares ao dentista evita o agravamento de problemas odontológicos, sendo assim, o paciente minimiza gastos desnecessários com tratamentos mais complexos posteriormente”, completou.
O sorriso é um cartão de visita, por isso Dr. Marcio Trindade enaltece a importância de marcar uma consulta sempre com profissionais de confiança e credibilidade. “É essencial fazer esse acompanhamento contínuo para a manutenção da saúde do nosso corpo. E o profissional da ortodontia se coloca à disposição para cuidar de cada paciente com o carinho e respeito que ele merece”, finalizou o profissional.