
JAGUARÉ: Compreender o que é crédito consciente e sua importância pode ser um dos caminhos para ajudar nas horas de necessidade sem criar uma grande dor de cabeça. Assim surge o conceito de Crédito Consciente. Também conhecido como crédito responsável, é aquele usado de forma cautelosa, com planejamento. Isso permite garantir que a utilização dos recursos não tenha como consequência problemas graves como o endividamento.
Para isso, é preciso que os consumidores conheçam a fundo os diferentes tipos de crédito que existem, para que saibam utilizá-los corretamente, com estratégia, segurança e clareza sobre o funcionamento daquela modalidade contratada. Uma opção para aposentados e pensionistas é crédito consignado.
Para o consultor Financeiro e Correspondente Bancário da Saura Empréstimos, Renato Saura Puci, a modalidade é muito recomendada. Especialmente para quem possui a renda, ou pensão, por possuir a menor taxa do mercado, quando se trata de empréstimos.
Com 30 anos de experiência na consultoria financeira, e em Jaguaré há seis anos, cita que Saura Empréstimos solidez e credibilidade no mercado, com atendimento em várias cidades: Montanha, Viana, Cachoeiro de Itapemirim, Campos no Rio de Janeiro e em Francisco Morato-SP. Em Jaguaré a Saura Empréstimo também atua como Agente Credenciado do Banco do Brasil. Na função, Renato destaca o apoio aos aposentados e pensionistas na intermediação para contratação dos empréstimos.

“Na modalidade do Empréstimo Consignado estamos falando de uma taxa e juros que vai de 1,5% a 1,7% ao mês para aposentados e pensionistas, uma das mais baixas do mercado. Algo bem mais atrativo e vantajoso que os 3% do crédito pessoal, ou dos até 8% do cheque especial” – ressalta.
Explica ainda que a burocracia dificulta muitas vezes a contratação do empréstimo, porém o apoio prestado facilita a contratação aos aposentados. Cita ainda que atua como intermediador na contratação de empréstimos para:
– Aposentados e Pensionistas do INSS,
– Beneficiários BPC,
– Curatela.
A Saura Empréstimos, atende ao lado do Banco do Brasil, de segunda a sexta das 7:00 às 18:00 horas, e sábados das 7:00 às 12:00 horas. Presta apoio nos caixas de Autoatendimento do Banco do Brasil. Ainda presta apoio e tira dúvidas pelo telefone (27) 99763-0912.
Fica ainda dicas ao se contratar um empréstimo:
É muito comum os consumidores procurarem agentes de credibilidade para evitar golpes. Também é importante prestar atenção apenas no valor mensal das parcelas dos empréstimos que tomam ao longo do tempo. Porém, é preciso ter consciência sobre tudo que se paga ou pode precisar pagar se houver atrasos.
Assim, ao utilizar crédito o consumidor pagará:
- Parcelas (do empréstimo ou financiamento) ou faturas (no caso de cartão de crédito).
- Juros: no caso do cartão de crédito, são aplicados juros somente se houver atraso no pagamento da fatura, se o consumidor fizer uma compra parcelada com juros ou ainda se optar pelo crediário no cartão. No caso de empréstimos e financiamentos, a liberação já está condicionada a uma taxa de juros mensal.
- Mora ou multa moratória: se houver atraso no pagamento, um percentual poderá ser retido pela operadora de cartão de crédito ou banco por parcelas atrasadas).
- Impostos: o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é um dos mais recorrentes, aplicados em diversos tipos de operações de crédito.
- Tarifas diversas: como a TC (tarifa de cadastro), que pode ser considerada uma tarifa de manutenção das operações financeiras.
- Seguros: em financiamentos, a contratação de seguro é obrigatória, mas em outros casos nenhum seguro pode ser vendido ou incluso no contrato sem consentimento do tomador do crédito.
- Outras despesas: outras taxas, tarifas, despesas podem ser cobradas, mas todo e qualquer valor deve ser obrigatoriamente detalhado no contrato.
Todos esses valores somados formam o CET (custo efetivo total) do crédito. Ele contém todos os encargos, tributos, taxas e despesas de um empréstimo ou financiamento.