JAGUARÉ: As plantas a cada dia estão ganhando mais espaço nos lares dos brasileiros. Reservar um espaço em casa para abrigar um jardim, não é só uma maneira de integrar a natureza ao cenário urbano, mas também uma atividade extremamente relaxante, que pode trazer diversos benefícios à saúde mental. Além disso, ter uma hortinha em casa é sinônimo de saúde, um incentivo para ter a alimentação mais saudável e com isso melhorar o sistema imunológico, principalmente nesse período que estamos vivendo. Assim, acompanhe quatro dicas especiais preparadas pelo empresário Camilo Menegardo, da Casa Flores.
Regue na hora certa
O ideal é identificar quais cuidados suas plantas precisam, cada espécie tem suas necessidades, qualquer dúvida sempre procure um profissional. Use as mãos para tocar a terra e verifique se ela está úmida, se os seus dedos ficarem sujos de lama, não é necessário regá-las neste dia, repita no dia seguinte e o solo não ficar aderido no dedo, é necessário irrigar.
Dê atenção às espécies sensíveis
Algumas espécies são sensíveis à luz direta e ao calor intenso, por isso, é essencial ter um olhar atencioso para essas plantas, escolha um lugar adequado para cada espécie, que esse micro clima atenda essas plantas na temperatura e irradiação correta.
Tenha atenção as pragas
Durante a estação mais húmidas do ano as pragas se fortalecem, nesse sentido, é fundamental ficar atento para elas não danificarem suas plantas. Para isso, elimine as ervas daninhas da terra próxima às plantas e preste atenção nas parasitas e nos fungos que se surgem nos caules. Faça sempre um controle preventivo e controle curativo quando há presença de parasitas e patógenos.
Adubação correta
Para finalizar é essencial garantir o bem-estar de suas plantas, para isso, lembre-se de nutrir a terra com adubos e fertilizantes. Sempre fornecer matéria orgânica e adubação química, para manter o equilíbrio do solo, sempre na quantidade correta para que não ocorra um desiquilíbrio nutricional, para isso procure um profissional.