JAGUARÉ: A Defesa Civil de Jaguaré e a equipe da Agerh – Agência Estadual de Recursos Hídricos, realizaram voo panorâmico de avaliação nesta sexta-feira, 23 dezembro, sobre as barragens afetadas pelas chuvas, afim de realizar o monitoramento hidrológico na região. O objetivo da ação é fiscalizar os pontos que podem oferecer riscos para as pessoas que moram perto das localidades afetadas em caso de rompimento das barragens e realizar análise das estruturas de cada uma delas.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Jaguaré, Sérgio Rubens Farias, “A barragem de Água Limpa não apresenta riscos à população. Técnicos da equipe de vistoria de barragens do Governo do Estado estiveram hoje aqui e foram taxativos: a barragem da Água Limpa não oferece riscos e está dentro de todas as normas técnicas de segurança de barragens“, afirmou.
Barragem segura
A equipe também realizou vistoria aérea sobre as casas que foram alagadas na comunidade e constatou que o tubo de drenagem na BR 101 não está escoando a água totalmente ocasionando o alagamento na região. Os técnicos afirmaram que vão enviar notificação para a empresa responsável pela manutenção da BR 101.
A Agência Estadual de Recursos Hídricos foi criada no dia 16 de dezembro de 2013, por meio da Lei Estadual 10.143. Entidade da administração pública estadual indireta possui autonomia administrativa e financeira e está vinculada diretamente à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Seama. Para solicitar atendimento de emergência com a Defesa Civil no município de Jaguaré, basta ligar para o número 193 do Corpo de Bombeiros.
Na última quinta-feira 22 de dezembro a Defesa Civil atendeu ocorrência de atolamento de uma carreta na estrada do interior, próximo a comunidade do São João do Estivado e realizou vistoria nos pontos mais críticos do município. A Prefeitura e a Defesa Civil trabalham sem cessar para minimizar os efeitos causados pelas fortes chuvas e garantir a segurança da população. Ações preventivas de limpeza e ampliação devalões foram realizados antes do período mais intenso de chuvas e realizada a desobstrução de bueiros. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, já está presente nos locais mais gravemente atingidos pelas enxurradas e as ações de reparo já foram iniciadas.