ES: Nesta quinta-feira (1º), tem início a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), que marca o mês dedicado às ações que visam a estimular o aleitamento materno e a promover informações acerca da importância da amamentação, o “Agosto Dourado”. Os hospitais estaduais Dr. Jayme Santos Neves, localizado na Serra, e o Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves (Himaba), situado em Vila Velha, estão com programação especial ao longo de todo o mês.
No Himaba, entre os dias 1º e 07 de agosto, os profissionais desenvolverão ações diárias junto aos pacientes sobre a importância da amamentação tanto para a saúde do recém-nascido quanto para a própria mãe.
Na próxima terça-feira (06), haverá também uma roda de conversa com pacientes, doadoras e receptoras do Banco de Leite da unidade, com a participação de profissionais do hospital e a “Oficina Prática Agosto Dourado: empreendedorismo feminino”, com a produção de travesseiros terapêuticos com ervas calmantes aromáticas para cólicas do bebê. No dia 14 terá o Projeto Cozinha Experimental. Já o dia 30 será marcado com o “mamaço”, que vai reunir mamães para o aleitamento materno coletivo de seus bebês.
De acordo com a médica e referência técnica do Banco de Leite do Himaba, Angélica Mota Alves de Carvalho, o estoque de leite humano do hospital continua muito baixo e precisa de novas doações. “Durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno, o Himaba estará realizando diversas ações de conscientização sobre a importância da amamentação e da doação de leite humano. É essencial que as pessoas entendam como esse gesto faz a diferença para milhares de famílias, principalmente para os nenéns internados na unidade neonatal. A expectativa do banco de leite do Himaba para o ‘Agosto Dourado’ é sair do vermelho com as doações do mês”, pontuou a médica.
No Hospital Dr. Jayme, que é referência em gestação de alto risco materno e fetal para todo o Espírito Santo, a Semana Mundial será celebrada na unidade a partir da próxima segunda-feira (05). O serviço de alto risco da unidade está com pouco mais de dez anos de atividade, e os recém-nascidos que por lá passam têm no leite materno um importante aliado para o desenvolvimento, desde as primeiras horas de vida.
“A programação deste ano está repleta de atividades para engajar e educar as mamães internadas e suas famílias. O ponto alto da celebração será o ‘Mamaço’, o aleitamento coletivo que ocorrerá na sexta-feira, dia 9 de agosto, na praça central da unidade. Aproximadamente 20 mamães se reunirão para amamentar seus bebês em um gesto simbólico que visa a desmistificar preconceitos e destacar a importância do aleitamento materno”, explicou a coordenadora médica da unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Dr. Jayme, Silvia Louzada.
A Semana Mundial será celebrada na unidade a partir da próxima segunda-feira (05), quando tem início a entrega dos laços dourados. Entre os dias 06 e 07 de agosto, os profissionais participarão de um momento de educação em saúde sobre a temática. No dia 08 de agosto, será ofertada aos profissionais e pacientes a palestra “Amamentação para todos: impactos físicos e emocionais”, na Maternidade da unidade, a partir das 15h30. E a programação se encerra no dia 09 de agosto, com o evento de “Mamaço”, a partir das 9h30.
Sesa também promove encontros ao longo do mês
A Gerência de Política e Organização de Redes de Atenção em Saúde (Geporas), da Secretaria da Saúde (Sesa), vai promover uma série de capacitações e encontros ao longo do mês para o desenvolvimento das ações do “Agosto Dourado”.
Na próxima quinta-feira (08), será a abertura da Semana Estadual de Aleitamento Materno, de forma on-line, voltada aos profissionais de saúde. Na semana, serão abordadas temáticas sobre a política do aleitamento materno e o cenário estadual de aleitamento materno.
No dia 14, os profissionais da Sesa vão promover o webnário “Importância da amamentação para o desenvolvimento da saúde bucal”. Já nos dias 28 e 29 de agosto, acontecerá o “Curso de Manejo em Aleitamento Materno para a Atenção Primária à Saúde e Maternidades”, com local a confirmar.
Amamentar e compartilhar a importância da doação
Neste mês de agosto, dedicado às ações que visam a estimular o aleitamento materno e a promover informações acerca da importância da amamentação, a mamãe de primeira viagem Luciana Simonetti garante que, além de poder nutrir o seu filho Davi com um dos alimentos mais poderosos para a saúde, busca também compartilhar no dia a dia a importância da doação do leite materno.
Luciana Simonetti é médica veterinária e referência em Zoonoses, do Núcleo Especial de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria da Saúde. “Poder amamentar o meu filho é uma experiência única, em que sinto e vejo nitidamente a importância para melhor conexão entre nós dois. Além disso, poder compartilhar e ajudar o próximo com a doação acredito que seja muito mais que um ato de amor, digo que a sensação se assemelha a de quando doamos sangue; é um sentimento inigualável saber que uma gota do seu leite (assim como o do sangue), pode salvar vidas”, comentou.
Ela doa o seu leite desde o dia que saiu da maternidade com Davi, há seis meses. “Eu falo que amamentar é um dom porque têm muitas mães que gostariam e não conseguem, por diferentes motivos. E o mínimo que a gente pode fazer como gratidão é ajudar outras crianças”, disse Luciana Simonetti.
O leite materno é considerado o melhor alimento que um bebê pode ter e a amamentação traz benefícios à saúde da criança e também das mães. O leite materno protege o bebê de inúmeras doenças, como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Reduz o risco de a criança desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta. Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida.
Banco de Leite
Mesmo com um mês dedicado à doação de leite humano, que é lembrado em maio, o “Agosto Dourado” é também um momento para se destacar a importância dos bancos de leite e a doação do leite materno. O Espírito Santo conta com seis unidades de Banco de Leite Humano. Confira as informações em https://saude.es.gov.br/banco-de-leite-humano.
Sobre o “Agosto Dourado”
No Brasil, a campanha do “Agosto Dourado” foi instituída pela Lei Federal nº 13.345, de 12 de abril de 2017, e a cor “dourada” foi escolhida para representá-la devido ao tom que simboliza o padrão ouro de qualidade do leite humano.
Durante a primeira semana do mês, há a intensificação nas ações, em prol da Semana Mundial de Aleitamento Materno, com ações de conscientização sobre a importância do leite materno e da amamentação.
Para o ano de 2024, a Aliança Mundial para a Ação de Aleitamento Materno (WABA, em inglês) traz como tema da campanha “Amamentação: apoie em todas as situações”, cujo propósito é informar as pessoas sobre as desigualdades existentes no apoio à amamentação e sobre seus indicadores.