JAGUARÉ: Na tarde da última segunda-feira, 27 de novembro, a Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Turismo em parceria com as secretarias de Agricultura e Desenvolvimento Econômico, realizou o primeiroI AgroDelas, no auditório do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas, no Bairro Novo Horizonte.
Realizado com o objetivo de destacar e valorizar o papel e a força da mulher no Agronegócio, setor onde elas assumem, cada vez mais, o protagonismo criando oportunidades para a coletividade. O prefeito Marcos Guerra esteve presente na abertura do evento, ao lado do diretor-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural – Incaper, Franco Fioroti. Também compareceram os secretários de Agricultura, José Batista Oliveira, além dos vereadores Tininha, Eliseu Ribeiro Marcelo Silva.
“É preciso, primeiro, exaltar todos que participaram e foram importantes para a realização desse evento. E nosso objetivo é oferecer reconhecimento ao grande público de mulheres em Jaguaré. Queremos contribuir para que a mulher tenha, cada vez mais, força e condições de empreender e desenvolver o Agroturismo no município”, afirmou o prefeito Marcos Guerra.
Persistência
Após a cerimônia de abertura, as mulheres dominaram o evento. Com rodas de conversas e debates, profissionais na área do Agro e do Desenvolvimento Econômico abordaram diversos temas com as mulheres sobre produção, valorização e comercialização dos produtos criados por elas. Para a secretária de Turismo, Vera Backer, o segredo está na persistência.
“A persistência em não desacreditar de si mesma, ajudou para que as oportunidades viessem e esse evento pudesse acontecer. E isso serve de exemplo para inspirar outras mulheres que dividem desafios similares dentro do setor. As mulheres estão provando seu valor também no Agronegócio”, ressaltou Vera Backer.
Ela ainda destaca o crescimento profissional que as mulheres vêm conquistando dentro de grandes empresas. “É importante destacar que atualmente, vejo que muitas mulheres saem de funções de ‘suporte’ dentro das empresas, para assumirem funções de liderança, e isso já é um grande avanço, para que possamos chegar o mais longe possível”, concluiu a secretária.