JAGUARÉ: O longo tempo de espera para atendimentos clínicos e para realização de exames especializados que são disponibilizados pelo Governo do Estado, quando existir a especialidade na rede SUS, é uma antiga reclamação dos usuários que necessitam do serviço.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Jaguaré, a Agência Municipal de Agendamentos (AMA) já encaminhou 2061 pacientes para consultas e 911 novos exames especializados no período de 01/01/2021 à 18/02/2021. Entre os pacientes transportados estão os pacientes agendados, pacientes em retorno (que não são computados como novas consultas) e os acompanhantes previstos em Lei. Foram 35 dias úteis de serviço, com uma média de 60 pacientes transportados pro dia.
O número é considerado satisfatório para o momento, é o que garante a Secretária de Saúde do Município Tania Pariz,: “se levarmos em consideração as restrições impostas pelo momento de Pandemia que estamos vivenciando e o fato de estarmos iniciando um novo mandato, o número é satisfatório”.
“A Agência Municipal de Agendamentos está realizando levantamentos, para aos poucos realizar os atendimentos a pacientes que estavam à bastante tempo na fila de espera”- afirmou Tania Pariz.
No presente ano, uma nova modalidade de encaminhamentos foi iniciada pelo Governo do Estado e promete ainda mais agilidade no atendimento: “o sistema prevê que os médicos possam solicitar o agendamento direto das unidades de saúde, evitando parte da burocracia do processo”.
A Agencia Municipal de Agendamentos (AMA) fica próxima à Secretaria de Saúde e à Unidade Mista de Internação (UMI). (Fonte: AsCom PMJ)