JAGUARÉ-MARILÂNDIA: A banana pode ser produto ideal para investimentos no setor, desde que produzida em condições favoráveis para comercialização.
Para o empreendedor que busca investir na produção de frutas, a banana apresenta um ótimo retorno. Produto tipicamente brasileiro, ela é mais conhecida pelo seu consumo fresco. Entretanto, bananicultores estão descobrindo novas formas de comercializá-la.
Confira a seguir informações e dicas sobre o cultivo e o mercado da fruta para você ficar por dentro do assunto e aproveitar as oportunidades.
Uma das maiores vantagens da bananicultura é o retorno mais rápido do investimento, se comparado com a produção de outras frutas.
Nesse ramo, há possibilidade de produção e comercialização durante todo o ano, desde que o cultivo seja feito em uma região quente e haja sistema de irrigação adequado.
O primeiro passo é decidir qual variedade de banana o produtor vai comercializar. Isso dependerá do mercado regional e do público que você deseja alcançar.
Dentre as opções, está o cultivo de espécies ornamentais ou para o consumo alimentício, como as banana-prata, maçã, nanica e bananas-da-terra, assim como suas variações.
No mercado alimentício, além das opções in natura, também há chances de produção de alimentos industrializados para comercialização:
Opções para quem quer ter uma indústria rural:
Banana-passa – Feita com banana-prata, consiste em desidratar a fruta até chegar em 20% ou 25% de hidratação. Geralmente, não há necessidade de utilização de conservantes ou aditivos. As bananas podem ser inteiras, em pedaços ou cortadas em rodelas.
Bananas chips – Mais comuns na região Norte, são chips doces ou salgados, dependendo do que é adicionado às bananas depois de fritá-las.
Farinha de banana – Fabricada a partir da banana-verde, pode ser utilizada como substituta da farinha de trigo na fabricação de pães, bolos e biscoitos.
Doces e geleia de banana – São feitos geralmente das bananas que seriam descartadas pelo produtor, por elas terem se soltado da penca. As espécies mais utilizadas para essa finalidade são a prata (para os doces) e a nanica (para as geleias).
Polpa de banana – Utilizada em inúmeras aplicações no setor alimentício, como comida para bebês, sobremesas congeladas, balas e produtos para panificação. É o mais importante subproduto da banana, correspondendo a 55% do total de produtos industrializados da fruta.
Aguardente e licor de banana – Bebidas alcoólicas feitas a partir da fermentação da fruta.
Ovos de Páscoa – Na época da Páscoa, podem ser vendidos ovos recheados com banana-passa.
Desafios
Cultivar bananeiras requer muita atenção, pois a planta exige cuidados especiais para que não faltem nutrientes e esteja em condições favoráveis.
Também é preciso estar atento a pragas e doenças, pois são comuns a essa cultura. Se não houver um controle correto, 100% da produção podem ser perdidos.
As principais doenças são o Mal-do-Panamá, a Sigatoka-amarela e a Sigatoka-negra. Antes de começar a plantação, é necessário verificar a ocorrência delas na região e buscar variedades resistentes, caso haja possibilidade.
Outro cuidado necessário é o transporte, que é feito de maneira inadequada na maior parte das vezes. Isso é causa de perda de 40% da produção total do país.
Mercado
Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o Brasil produz cerca de 6,9 milhões de toneladas de banana, sendo o Nordeste o maior produtor com quase 2,5 milhões de toneladas por ano.
A banana é consumida, principalmente, fresca no Brasil. A industrialização é feita como opção para evitar desperdícios. São usadas as frutas descartadas para o consumo também de forma fresca, desde que a polpa esteja em boas condições.