ES: O Batalhão da Polícia de Trânsito (BPTran) divulgou os resultados da Operação Natal, que aconteceu entre a última sexta-feira (22) e esta terça-feira (26), na Grande Vitória.
Além dos números, a ação ressaltou o resultado positivo de “zero mortes” nas vias estaduais.
Ao todo, foram registrados 123 acidentes, sendo 59 registrados eletronicamente através do site https://pm.es.gov.br/boletimtransito. Cinquenta e nove pessoas ficaram feridas parcialmente. Não houve vítimas fatais.
Além do atendimento de ocorrências de trânsito, os militares do BPTran também realizaram operações de fiscalização em locais e horários estratégicos. Foram abordados 347 condutores e confeccionados 444 autos de infração. Trinta e sete veículos foram removidos aos pátios credenciados.
Durante as operações, os militares deram atenção especial às condições de conservação dos veículos e à alcoolemia, um dos principais fatores de risco com resultado morte nas estradas. Durante a operação, foram realizados 213 testes do etilômetro. Um condutor foi detido e encaminhado à delegacia por flagrante de embriaguez ao volante. Cinquenta e três se recusaram a soprar o bafômetro.
O comandante do Batalhão da Polícia de Trânsito, tenente coronel Fonseca, destacou a ação dos policiais e a forte fiscalização durante o feriado.
“Mais uma vez os militares do BPTran desempenharam um bom trabalho. Além das fiscalizações que retiram, mesmo que momentaneamente, condutores infratores das ruas, salvando vidas, a Unidade Especializada também apoiou outras operações desenvolvidas pela Polícia Militar no reforço pela segurança pública. Tenho que parabenizá-los pelo trabalho e desempenho refletido nos resultados, nos quais não foi registrada nenhuma morte”, disse o comandante.
As principais infrações registradas foram:
– Licenciamento atrasado: 111 registros
– Recusas ao teste do etilômetro: 53 registros
– Condutores inabilitados: 12
– Deixar o condutor ou passageiro de usar o cinto de segurança: 57
– Utilizar o celular enquanto conduz veículo: 33
– Utilizar calçado inadequado: 27