ES-JAGUARÉ: A contribuição da comunidade de descendentes italianos é notável em todos os setores em Jaguaré. A influência da imigração italiana se nota no modo de vida que marcou profundamente através de aspectos religiosos nas artes, música, arquitetura e alimentação, bem como nos braços de trabalhadores especializados. A importância dessa influência é reconhecida pela Prefeitura de Jaguaré que, desde 2021 apoia e valoriza a cultura italiana.
O apoio fundamental da Prefeitura e o esforço dos membros da Associação do Movimento Italiano em Jaguaré – Amitaj, levaram o município a fazer parte do Calendário dos 150 anos da Imigração Italiana. A cerimônia de lançamento do calendário foi realizada nesta terça-feira, 19/12 no Clube Saldanha da Gama – que abriga a Casa do Turismo Capixaba, pelo Governo do Estado por meio das secretarias estaduais de Turismo – Setur e de Cultura – Secult, além do Arquivo Público do Espírito Santo – APEES.
Patrimônio histórico e cultural
Estiveram presente no evento representando Jaguaré, a secretária de Turismo e primeira dama, Vera Backer, representantes da Amitaj – Almiro Altoé, Aparecida Altoé, Luzia Basso, Aldair José Zaniboni e Rikelve Sartori. “Um passo importante para o Estado e também para Jaguaré, pois, o patrimônio histórico-cultural é um elemento importante de sentimento de pertencimento a um lugar, a uma comunidade. Jaguaré tem importantes diversidades e a cultura italiana é marcante em nossa gente”, destacou Vera Backer.
O “Calendário de Eventos da Cultura Italiana” traz uma série de ações que ocorrerão no decorrer de todo o ano de 2024, comemorativas aos 150 anos da imigração italiana no Brasil. As atividades envolvem músicas, danças, religiosidade, comidas típicas, artes visuais e encontro de lideranças. Elas serão realizadas em diferentes municípios do Espírito Santo, com o propósito de fortalecer e valorizar as práticas culturais dos italianos e seus milhares de descendentes no Estado.
História
Em Jaguaré os italianos irão comemorar em 2024, a 12ª Semana Cultural Italiana do município. Tudo começou há dez anos, quando um grupo de amigos jaguarenses, liderados pelo Sr. Ézio Lorencine, foi participar de uma missa rezada em italiano na comunidade de Alto Liberdade, em Marilândia, norte do Estado.
A partir desse momento, despertou-se a vontade de realizar uma missa semelhante em Jaguaré. A 1ª missa desse tipo foi realizada em setembro de 2006 em Jaguaré, desde então a festa Italiana sempre começa com uma missa em italiano na Paróquia São Cipriano, na igreja matriz, no centro de Jaguaré.