JAGUARÉ: Neste final de semana, a Secretaria Municipal de Cultura de Jaguaré recebeu os alunos da Catequese da Comunidade de Santo Agostinho, do Bairro Laquini. A visita teve como objetivo apresentar as instalações da Casa da Memória e proporcionar passeio ecológico pela trilha localizada ao lado da sede da Secretaria, no Bairro Novo Horizonte.
Memória
A iniciativa buscou aproximar os jovens da cultura e da história do município. Outra iniciativa importante é promover o contato com a natureza e a valorização do patrimônio ambiental e cultural de Jaguaré. A Casa da Memória de Jaguaré foi inaugurada em 2004 e é um espaço que guarda a memória da colonização do município. Ali se encontram objetos pertencentes aos primeiros colonizadores da região: fotografias, equipamentos de trabalho e roupas dos primeiros colonizadores revelando um pouco da rotina dos primeiros moradores.
Campanha da Fraternidade
Os catequizandos estão estudando sobre o tema da fraternidade 2025, “Fraternidade e Ecologia Integral” (o lema da campanha é “Deus viu que tudo era muito bom”). O tema promove reflexão sobre a crise ambiental, incentiva a mudança de comportamento com a natureza e ressalta a importância sobre a conscientização da preservação ambiental, entre outros assuntos.
Contato
A sede da Secretaria de Cultura e a Casa da Memória estão abertas para visitação durante todo o ano. Para agendar sua visita, basta comparecer à sede em dias úteis. Ao longo do ano, a Secretaria também oferece uma programação variada de atividades e cursos culturais. Para mais informações, deve-se ligar, ou enviar mensagens por Whatsapp para (27) 99531-5212.