JAGUARÉ: A cidade de Jaguaré sediou a realização do I Simpósio Nacional da Pimenta-do-reino. O produto já desponta como o terceiro de maior exportação do agronegócio capixaba e movimentou mais de 80 mil toneladas apenas no ano passado. Cerca de 900 pessoas participaram do evento realizado no Parque de Exposições Alpheu Sossai, onde o Governador em exercício, Ricardo Ferraço, reforçou o compromisso do Governo do Estado com os produtores rurais.
O evento é organizado pela Brazilian Spice Association – BSA, o evento reuniu aproximadamente 900 pessoas, entre especialistas, autoridades, comerciantes, exportadores e produtores ruais, em um debate pelo futuro do setor. A AIC reúne os 31 maiores exportadores de pimenta-do-reino do Espírito Santo, respondendo por 90% do volume de exportação.
O vice-governador, Ricardo Ferraço, destacou que o Estado é liderado pela propriedade de base familiar. “A nossa propriedade é de base familiar, mas é tecnológica, eficiente, sustentável e é exportadora. Se nós formos considerar entre as nossas mais importantes atividades, a pimenta-do-reino está presente. Em poucos anos nossos produtores rurais conseguiram elevar em dez vezes a produção de pimenta fazendo com que o Espírito Santo seja o primeiro produtor nacional, respondendo por mais de 60% da produção de pimenta-do-reino”, ressaltou o vice-governador.
Ricardo Ferraço também destacou que o fato de o Estado ser o primeiro produtor brasileiro da especiaria, o que lhe confere muita responsabilidade. Segundo ele, “quem é o primeiro tem que ser o líder e o líder precisa orientar a pegada, o roteiro em todo o País”. Ferraço também lembrou que é preciso fazer uma reflexão sobre uso de tecnologia, discutir variedade, conhecimento, o mercado e “estarmos preparados para as oscilações do mercado de modo a proteger a remuneração, o esforço, o trabalho, o suor e a lágrima de quem conduz a lavoura de café, e pimenta-do-reino.
Base econômica de qualidade
O Prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra, participou da abertura oficial destacando a importância da pimenta-do-reino para Jaguaré. “Jaguaré tem experimentado um desenvolvimento muito forte nos últimos anos. E muito desse desenvolvimento passa pelo setor da pimenta – uma das nossas bases econômicas, que apresenta a força dos nossos produtores entregando, cada vez mais, produto de qualidade”, afirmou Marcos Guerra.
Para o Engenheiro Agrônomo da BSA, Aureliano Nogueira, tem como meta buscar as tendências de mercado, e como coordenadora do evento apresenta estes resultados a toda cadeia produtiva da pimenta-do-reino.
“Temos que atacar os desafios e sermos os melhores do mundo em quantidade e qualidade e atendimento as exigências do mercado internacional. E temos aqui os produtores rurais, que são os principais parceiros da BSA. São eles que estão produzindo e dependemos deles para termos estes produtos que atendam a protocolos e possamos assim atender mercados restritos mas extremamente importantes como Estados Unidos e União Europeia”.
Também presente, o Presidente do CREA-ES, o Agrônomo Jorge Silva, destacou a importância do evento que traz novos conhecimentos para o homem do campo e toda cadeia produtiva. “Somos o maior produtor de pimenta-do-reino do mundo e a atualização tecnológica é o que nos faz ter a maior produção por área e precisa estar presente em nosso dia-a-dia”. O Agrônomo ainda frisou o sucesso do evento demonstrada em sua grandiosidade.
Além do prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra e do vice-prefeito, Elder Sossai, esteve presente o vice-governador e governador em exercício, Ricardo Ferraço, que veio acompanhado do secretário estadual de Agricultura, Ênio Bérgoli. Bem como os deputados federais Gilson Daniel e Evair de Melo, o prefeito de Sooretama, Alessandro Broedel e o prefeito eleito daquele município, Fernando Camiletti, o prefeito eleito de São Mateus, Marcus da Cozivip, além do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado – Creas/ES, Jorge Silva e o presidente da BSA, Frank Moro.
Representando a Câmara de Vereadores, o Vereador Elizeu Ribeiro, enalteceu a importância do evento. “É um reconhecimento a todo esforço de nossos produtores rurais que transformam nosso Município em um dos maiores produtores mundiais”.
O empresário Germano Polêz, que faz parte da Brazilian Spice Association – BSA, enfatizou a importância do evento e destaca que pelo nível de produção, se Jaguaré fosse um país seria o terceiro (ou segundo) maior produtor de pimenta-do-reino do mundo.
O evento foi organizado pela Brazilian Spice Association – BSA, o evento reuniu aproximadamente 900 pessoas, entre especialistas, autoridades, comerciantes, exportadores e produtores ruais, em um debate pelo futuro do setor. A AIC reúne os 31 maiores exportadores de pimenta-do-reino do Espírito Santo, respondendo por 90% do volume de exportação.