ES: Nos 51 municípios do estado do Espírito Santo, que já estão com o agendamento aberto, a estimativa é que 30.291 kits da nova parabólica digital sejam instalados pela Siga Antenado. Até agora a entidade sem fins lucrativos criada pela Anatel contabiliza 15.986 aparelhos instalados nesses municípios, o que gira entorno de 53% de beneficiários atendidos. Vale lembrar que todas as 78 cidades do ES serão contempladas pelo projeto até 2026. Além do mais, o número total é uma previsão, porque todas as famílias inscritas no CadÚnico e que tenham a antiga parabólica instalada e funcionando poderão fazer a troca gratuita.
A Siga Antenado chama atenção ainda para 34 municípios onde as famílias beneficiadas estão demorando buscar o agendamento para receber a nova parabólica digital de forma gratuita e com a instalação incluída. A pressa é porquê a chegada da internet 5G para celulares pode prejudicar e até derrubar o sinal da parabólica antiga. No fim do texto é possível ver a lista com esses municípios.
Moradora de Alegre, no sul do estado, Deusa de Oliveira, de 46 anos, fez a troca gratuita do aparelho por volta de 4 meses atrás. “É maravilhoso, eu tô muito satisfeita. Além da imagem estar perfeita, com som de alta qualidade, o que mais me surpreendeu foi a variedade de canais, podemos escolher à vontade o que queremos ver”, conta animada. A cabeleira revelou ainda que programação favorita dela são filmes e noticiários, que diz que agora não faltam opções. “Eu estava chateada, pois fui percebendo que de dois anos pra cá a TV ficava com mais chuviscos, chiados, a tela fechava e alguns canais sumiam de repente”, confessa.
Na cidade vizinha, São José do Calçado, Gerusa Faneli Germano também fez a troca e está muito feliz com o resultado. “Agora nós temos som e imagem de cinema dentro de casa. A TV nunca esteve tão boa assim”, explica a cuidadora de 52 anos que diz que quem aproveita mais a programação é o marido, Carlos Augusto Martins, que é funcionário público e tem 47 anos. “Ele está adorando, é apaixonado por filmes e diz que agora pode assistir em vários canais diferentes. Mas até pouco tempo, antes da troca, mal estava dando para assistir televisão, já que os problemas no sinal foram ficando piores e no fim nós só tínhamos dois canais para assistir”, confidencia.
Exatamente por conta desses problemas relatados por Deusa e Gerusa é que a substituição é necessária. Em breve, as parabólicas tradicionais deixarão de funcionar e já podem apresentar chuviscos, chiados e quedas no sinal, já que a internet 5G está sendo liberada gradativamente pelo estado. A liberação não prejudica somente as cidades onde chega, mas também as que ficam nas proximidades. Isso acontece porque a internet 5G opera na Banda C, a mesma por onde passa o sinal da parabólica mais antiga.
Isso significa que, quem não fizer a troca pela nova parabólica digital, não conseguirá mais assistir à TV. Por isso, o CEO da Siga Antenado, Leandro Guerra, alerta para que os usuários do equipamento antigo procurem a mudança o mais rápido o possível. “A nova parabólica digital oferece melhor qualidade de imagem e de som e programação regional. E o sinal vai continuar sendo gratuito, como sempre foi”, afirma. “É muito importante que as pessoas procurem nossos canais de atendimento o quanto antes para saber se têm direito ao kit gratuito”.
A Siga Antenado é uma instituição não governamental criada por determinação da Anatel. Sem fins lucrativos, a entidade é a responsável por apoiar a população de menor renda durante a migração do sinal de TV utilizado pelas parabólicas tradicionais (Banda C) para o sinal das parabólicas digitais (Banda Ku). No site www.sigaantenado.com.br é possível descobrir as cidades que já estão com o agendamento aberto, lá no finalzinho da página clicando em “Cidades com agendamento”.