GOVERNO DO ES – A cerimônia de abertura dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES) deu o pontapé inicial para as finais juvenis, no Sesc de Guarapari. O evento foi realizado nesta segunda-feira (08), às 20 horas, e contou com a participação do secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, e de autoridades locais.
As disputas pelo título e a vaga para representar o Estado nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ) começam nesta terça-feira (09) e vão até o sábado (13). Os 700 alunos, das 49 escolas, de 31 municípios representados competem nas modalidades coletivas de basquete, futsal, handebol e vôlei.
“Tivemos, durante toda a última semana, jogos brilhantes e a classificação para os Jogos da Juventude de equipes super competentes e que têm totais condições de representar bem o Estado nas fases nacionais. Que esta semana que se inicia seja tão brilhante como a primeira. Investimos muito nessa competição, pois sabemos da importância dos Jogos para os alunos e para o esporte capixaba. Boa sorte a todas as equipes juvenis”, disse o secretário Júnior Abreu.
Pelo bom desempenho do Estado no ano anterior, os campeões do handebol masculino e feminino já se classificam direto para a fase nacional dos JEJ, que acontecem em Blumenau, Santa Catarina, entre os dias 16 a 30 de novembro.
Já os melhores das demais modalidades, competem na fase Regional III, que será disputada entre os dias 2 e 6 de setembro, em Cascavel, no Paraná. Nesta fase, as equipes capixabas enfrentarão alunos de escolas de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Goiás e Mato Grosso do Sul.
Finais infantis
No último sábado (06), as equipes infantis classificadas para as próximas fases dos JEJ foram definidas. Os atletas das escolas Tito dos Santos Neves e Ulisses Álvares (futsal); Domingos Perim e IPE (vôlei); Marista e Nice de Paula (basquete); e Castro Alves sangraram-se campeões após uma semana de disputas.
Jogos Escolares
Os Jogos Escolares do Espírito Santo buscam fomentar a prática do esporte escolar com fins educativos e possibilitar a identificação de talentos nas escolas. Têm ainda o objetivo de contribuir para o desenvolvimento integral do aluno como ser social, autônomo, democrático e participante, estimulando o pleno exercício da cidadania com aplicação de conhecimento e oportunidades de acesso às práticas esportivas escolares.