JAGUARÉ: Estudantes do Colégio Porta do Sol foram medalhistas na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética. Ao todo foram três medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze. A competição envolveu estudantes do Espírito Santo, Bahia, Ceará e do Rio Grande do Sul. E ainda nesta semana estes estudantes participarão da 2ª fase da ONC – Olimpíada Nacional de Ciências.
A Olimpíada Nacional de Eficiência Energética é realizada por quatro concessionárias de energia, Coelba, Enel, RGE e EDP. Nela são desafiados, através de exames, os alunos do Ensino Fundamental II. O principal objetivo da olimpíada é instigar o candidato (estudante) a descobrir e expressar a sua percepção de mundo, considerando o uso da energia elétrica.
A competição envolveu estudantes dos estados do Espírito Santo, Bahia, Ceará e parte do Rio Grande do Sul. Nessa edição, o projeto contou com duas fases. A primeira foi constituída de desafios nos quais os alunos precisavam somar pontos através de jogos on-line. Já a segunda fase consistiu na realização de uma prova. Ao final, a pontuação resultante dos desafios e a nota obtida na prova foram somadas e revelou os medalhistas.
Para a realização da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética as concessionárias ofereceram a todos os candidatos apostilas contendo os conteúdos que seriam objeto de estudo; e os professores participaram de uma formação on-line, com direito a certificado.
Para a diretora do Colégio Porta do Sol, Elizabete Marabotte Sasso, a iniciativa foi épica para que fosse retomado um debate histórico: o consumo consciente de energia elétrica. Considera que os desafios fizeram com que todos os alunos pensassem literalmente ‘fora da caixa’ e se envolvessem para solucionar os problemas propostos.
Nesta edição da Olimpíada Nacional de Eficiência Energética foram medalhistas os estudantes: Thiago Cescon Seguro (ouro), Júlia Lopes (ouro), Emilly Correia Marquetti (bronze), Matheus Alves Rizzi (prata), José Henrique dos Santos (prata), Matheus Morelo de Carvalho (bronze), Laura Carvalho Ribeiro (bronze) e Eduarda Lopes Salles (bronze).
O Colégio Porta do Sol ainda destaca que estes estudantes já estão automaticamente classificados para a 2ª fase da ONC – Olimpíada Nacional de Ciências) que irá acontecer amanhã, 03 de setembro de 2021.