NOVA VENÉCIA: A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e o Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) disponibiliza um ambiente aconchegante, colorido e alegre para as crianças vítimas de violência.
A Brinquedoteca é um espaço lúdico que tem como objetivo impulsionar a capacidade da criança em lidar com sentimentos e emoções, possibilitando a superação da violação de direitos sofrida. O espaço é gerido por profissional especializado, que é a Instrutora de Brinquedoteca, com formação em Pedagogia, junto com um técnico de referência do CREAS, no caso, uma Assistente Social, que juntas, buscam atividades recreativas e educativas para o fortalecimento da criatividade, atenção e socialização.
Os jogos e brinquedos são selecionados cuidadosamente pela equipe, que busca oferecer um ambiente lúdico e acolhedor. Entre as atividades desenvolvidas, destacam-se os jogos educativos, brincadeiras em grupo, oficinas de arte, contação de histórias, entre outras.
“Aqui, nós procuramos estimular a criatividade, a atenção e a socialização das crianças. E acima de tudo fazer com que elas se sintam amadas, acolhidas, possam também interagir com as demais e o mais importante, consigam de alguma forma, superar a violação a qual foram expostas”, disse a coordenadora do CREAS.
Além dos grupos fixos de atendimento, às crianças que aguardam seus pais serem atendidos na unidade, também podem fazer uso do espaço. Isso facilita a continuidade do atendimento e acompanhamento da família pelo Programa, pois as crianças ficam entretidas e tranquilas enquanto os pais recebem o suporte necessário dos profissionais.
“A brinquedoteca do CREAS é um espaço de grande importância para a promoção do desenvolvimento integral das crianças em situação de violação de direitos. Além de proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para as crianças, esse espaço contribui para a integração e fortalecimento dos vínculos familiares, além de estimular a aprendizagem e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais”, finalizou a Secretária Municipal de Assistência Social.