JAGUARÉ: Representantes da Coordenação de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Jaguaré participaram de reunião técnica, nesta quarta-feira, 27, na Sede da Secretaria de Saúde com membros da Vigilância Ambiental Estadual. Em pauta, a avaliação de ações da Secretaria Municipal de Saúde e diagnóstico da situação dos casos de dengue no município.
A Vigilância Ambiental da Secretaria Estadual de Saúde está visitando os municípios que apresentaram aumento dos casos de dengue nos últimos meses. Participaram da reunião o vice-prefeito, Elder Sossai, a secretária municipal de Saúde, Tânia Pariz, o coordenador de Vigilância Ambiental Estadual, Roberto Laperriere Júnior, a coordenadora de Vigilância em Saúde, Cristina Pezzin, o coordenador de Vigilância Ambiental de Jaguaré, Luciano Colati e a coordenadora em Atenção Primária do município, Sherry Bonicenha. Também estiveram presentes a responsável pela Referência Técnica em Contaminação por Vetores de Arboviroses, Luciana Medeiros Simonetti e Alessandro Gomes da Superintendência Regional de Saúde Norte.
Devido ao aumento do número de casos de dengue nos últimos meses em Jaguaré, a Prefeitura tem realizado uma série de ações emergenciais de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença. As ações emergenciais contam com a participação de várias secretarias e não tem prazo para terminar. Os funcionários do setor de Obras estão notificando e realizando limpeza nos terrenos baldios de particulares.
As secretarias de Educação e Meio Ambiente estão realizando palestras para os alunos das escolas municipais sobre a importância da preservação e as maneiras corretas de acondicionamento de objetos que podem ser focos do mosquito. Os agentes de saúde realizam seu trabalho e distribuem panfletos com orientações sobre o combate ao mosquito.
“Os números preocupam em vários municípios, mas, o importante é que Jaguaré está fazendo a sua parte buscando realizar ações de combate ao problema”, ressaltou Roberto Laperriere.
Na sexta-feira, 22, a Vigilância em Saúde montou uma tenda na praça em frente à Prefeitura e uma equipe de agentes esteve presente na parte da manhã para dar orientações e demonstrações sobre como acondicionar garrafas, pneus e outros utensílios em casa, além da distribuição de panfletos e visita ao comércio do Centro. As principais medidas apontadas pela Secretaria de Saúde para prevenção da proliferação do mosquito Aedes Aegypti são a retirada de água de vasos de plantas e manter lixeiras fechadas.