JAGUARÉ: Com a chegada do período de final de ano, chegam também as decorações alusivas ao Natal. Flores em tons vermelhos tendem a ser as preferidas na composição do jardim nessa época. Conheça espécies diferentes que se encaixam nos mais variados tipos de jardins e que ajudam a trazer o espírito Natalino para o ambiente.
De acordo com o empresário Camilo Menegardo, da Floricultura Casa Flores, é possível criar adaptações muito sugestivas ao período na talinho, inserindo algumas planas específicas para o período, confira:
Mussaenda-vermelha: popularmente conhecida como Mussaenda-vermelha, Mussaenda-vermelha-trepadeira, a Mussaenda erythrophylla é um arbusto de origem africana muito utilizado em projetos ornamentais. Suas folhas vermelhas e sua facilidade de adaptação a períodos mais quentes, como é o caso de dezembro aqui no Brasil, fazem da espécie uma das preferidas na composição de jardins preparados para receber as festas natalinas. Pode ser conduzida como trepadeira, sobre pérgolas e caramanchões, ou pode ser formada como arbusto isolado ou em grupos. Sua floração ocorre nos meses mais quentes e a planta é intolerante ao frio.
Alegria-de-jardim: a Salvia splendens, também conhecida como Sangue-de-adão e Alegria-de-jardim, é um arbusto de flores perenes originário do Brasil. Indicada para uso em jardins, a planta requer sol pleno para se desenvolver melhor. É tolerante ao frio e requer podas regulares para a manutenção do vigor da planta.
Lágrima-de-Cristo: com o nome científico Clerodendron thomsoniae, a Lágrima-de-Cristo consiste em uma trepadeira cujos ramos longos e folhagens são muito utilizados para decoração de ambientes. A planta pode ser usada em treliças, vasos ou então mantida em um arbusto, desde que podada constantemente. Seu florescimento ocorre no período de primavera e verão, sendo bastante utilizada para decorações de jardins no Natal. É intolerante ao frio e precisa ser mantida em locais bem arejados e iluminados.
Samambaia: para ajudar a compor o clima natalino, o toque das samambaias é, geralmente o preferido, tanto nos jardins quanto em guirlandas. De forma geral essas plantas precisam de um solo adequadamente preparado e regas periódicas. Além disso, as Samambaias necessitam de luminosidade para se desenvolver mas a luz direta do sol tende a queimá-las. Seu cultivo na rua poderá ser feito sob ripados, com sombra de mais de 50%, sob árvores, em varandas com sol pela manhã.
Lírio-de-Natal: a Scadoxus multiflorus popularmente conhecida como Flor-de-Natal, lírio-de-Natal, estrela-de-Natal e lírio-sangue-salmão, consiste em uma planta anual de origem africana (e por isso a fácil adaptação com o período de verão brasileiro) de porte médio. Suas folhas, largas e levemente onduladas na borda, saem diretamente do bulbo, com 40cm de comprimento e são tóxicas. Pode ser plantada em sol pleno e por isso é indicada não apenas para vasos, como para jardins e canteiros. (Suas folhas são tóxicas).
Poinsétia (bico de papagaio): a flor de Natal, bico de papagaio ou estrela de Belém, cujo nome original é Poinsettia, é uma das plantas mais utilizadas para a decoração de Natal. A mistura de folhas vermelhas e verdes faz a composição ideal para o período natalino. Esta planta, cuja floração acontece entre a primavera e o verão, exige uma elevada exposição solar e proteção extrema a correntes de vento.
O empresário ainda destaca que a Casa Flores possui uma grande variedade de plantas e flores que também podem ser ótimos presentes para o Natal. Cita que os ‘pinheiros de Natal’ estão com 30% de desconto.