JAGUARÉ: O Conselho Municipal de Meio ambiente – Comuma, de Jaguaré realizou reunião entre os membros no dia 09 de fevereiro, quinta-feira, para deliberação e debate das atividades para 2023. Foi a primeira reunião do ano, em que foram abordados os temas Educação Ambiental e a implantação de parques municipais, entre outros.
Durante a reunião, o presidente do Comuma, Ezídio Basso, que também é secretário municipal de Meio Ambiente apresentou as ações executadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Semma, em 2022. Neste ano, os destaques ficaram por contas das ações de licenciamento ambiental, coleta seletiva, Educação ambiental e adequação às normas do programa Estadual de Sustentabilidade Ambiental – Proesam.
Parques municipais
Ezídio Basso também esclareceu que atendendo ao planejamento de Governo do Governo Municipal, em 2023 o Comuma vai acompanhar as ações voltadas para a transformação da área da Secretaria Municipal de Cultura, Casa da Memória e o entorno, em um espaço que valoriza a vegetação para propiciar recreação e lazer com o objetivo de melhorar a qualidade ambiental urbana e proteção dos recursos hídricos.
O presidente também informou que o Comuma vai apoiar a implantação de outros parques municipais, bem como ajudar a desenvolver iniciativas de uso das unidades de conservação como equipamentos fomentadores para o ecoturismo e a conscientização ambiental. Outras iniciativas são o incentivo Educação Ambiental, a ampliação da equipe de podas, contratação de caminhão munk e expansão do Programa ProPaisagem, entre outros.