JAGUARÉ: Foi realizada nesta quinta-feira, 30, na Câmara de Vereadores a Audiência Pública sob o tema “Controle Populaçional e bem estar animal”. O evento foi realizado pela Comissão de Proteção e Bem-Estar dos Animais, da Assembleia Legislativa do Espírito Santo – Ales, e contou com a participação da deputada estadual e presidente da comissão, Janete de Sá, e do Prefeito de Jaguaré, Marcos Guerra.
Também participaram o secretário municipal de Meio Ambiente, Ezídio Basso, os vereadores Marcelo Costa e o presidente da Casa de Leis, Tião Soprani, além da presidente da Associação de Voluntários Amigos de Pelo, Suely Dalvi, outros representantes da associação, e a promotora de Justiça, Graziela Maria Deprá Bitencourt Gadelha. A Amigos de Pelo atua no resgate e proteção dos animais abandonados e em situação de maus tratos, em Jaguaré.
A Audiência Pública teve o objetivo de debater propostas sobre controle populacional (castração) de animais de rua e, o prefeito Marcos Guerra ressalta que esse controle pode ter impacto positivo, inclusive no sistema público de saúde, uma vez que o controle e atenção à saúde dos animais afeta diretamente a saúde humana.
“Nós precisamos entender que zelar pelos animais de rua é também proteger a saúde humana. São inúmeros os casos de transmissão de doença que afetam a nossa saúde. Nesse sentido, o Amigos de Pelo, apesar de ter uma equipe pequena, realiza um excelente trabalho em Jaguaré. Quero agradecer ao Governo do Estado pelo recurso enviado para castração e a Prefeitura vai continuar colaborando. A Amigos de Pelo é uma grande parceira do município”, afirmou Marcos Guerra.
O evento foi considerado muito importante para a causa animal no município, especialmente em relação à conscientização da sociedade. “Somos poucos voluntários e esse evento foi um passo muito importante para nossa causa. Esse evento aqui em Jaguaré tem uma proporção muito grande, inclusive pela presença aí da deputada, que ela é representante da CPI de Maus Tratos aqui no Estado e, também a presença do prefeito foi muito importante. A Prefeitura tem sido uma parceira muito importante para a associação e os animais”, destacou a presidente da Amigos de Pelo, Suely Dalvi.
A deputada estadual Janete de Sá lembrou a importância da participação do poder público na busca por soluções para os problemas de maus tratos a animais. “Os cachorros e gatos não brotam nas ruas. Eles são jogados na rua pelas pessoas. Por isso, fazemos intensas campanhas de conscientização para sensibilizar a população e é de extrema importância quando o prefeito tem a sensibilidade de entender que é preciso fazer mais. Temos muitos problemas, mas, com a união de forças vamos seguir conquistando vitórias em defesa dos animais”, ressaltou Janete de Sá.
Alguns exemplos que configuram maus tratos:
– Abandono
– Agressões físicas
– Manter o animal preso em correntes ou cordas em locais sem ventilação, sem entrada de luz, sem cuidados básicos e higiene
– Manter o animal desprotegido contra o sol forte, chuva ou frio
– Não alimentar o animal diariamente
– Não oferecer assistência médico-veterinária
– Submeter o animal a tarefas excessivas ou além de suas forças
– Utilizar animais em espetáculos que gerem, pânico e estresse
– Capturar animais silvestres
Canais de denúncia de maus tratos:
– (27) 99599-3659 / Meio Ambiente Jaguaré
– (27) 99816-3788
– (27) 3382-3513
– (27) 3382-3551