JAGUARÉ: A partir desta segunda-feira, 14.03, em Jaguaré não haverá obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos. O uso porém continua obrigatório em locais fechados, como interior de lojas, transporte público, unidades de saúde e escolas. As novas medidas valem para os municípios classificados em Nível Muito Baixo e Nível Baixo pela Matriz de Risco do Governo do Estado. Um dos critérios adotados para adoção da medida é o nível de vacinação.
A ação foi anunciada pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou, nesta sexta-feira (11), com a atualização das medidas qualificadas de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). A ação se deu em decorrência da queda dos indicadores da doença, Casagrande anunciou o retorno da classificação de Risco Muito Baixo, a partir da desta semana.
Além disso, ficou determinado que não haverá obrigatoriedade do uso de máscaras em ambientes abertos nos municípios em Risco Baixo, de acordo com o Mapa de Risco da Covid-19, sendo mantida a exigência em locais fechados. A exigência do uso de máscaras segue nos municípios classificados em Risco Moderado.
Nas microrregiões classificadas em Risco Muito Baixo, o uso da máscara é apenas recomendado, sendo obrigatório apenas para pessoas que testaram positivo para a Covid. Também não haverá mais a exigência da apresentação do passaporte vacinal.
“Desde o início da pandemia, temos nos orientado com base nas evidências científicas e em critérios técnicos, de forma bem objetiva, mesmo sofrendo pressões políticas e de grupos da sociedade. Quem governa precisa tomar decisões, que nem sempre são simpáticas, mas que são necessárias. Além da minha fé em Deus, me orientei também por essas evidências científicas e a opinião de especialistas de dentro e fora do Governo. Nesses mais de dois anos de enfrentamento, sou muito grato a todos que nos ajudaram nesse trabalho de salvar vidas. Agradeço a todos os capixabas e que a gente possa continuar dando passos adiante”, disse Casagrande, durante pronunciamento ao vivo pelas redes sociais.