ES: A partir desta quarta-feira, 06.04.2022, não é mais obrigatório o uso de máscara no Estado do Espírito Santo. A recomendação vale para espaços abertos e fechados. O pronunciamento foi feito pelo Governador do Estado, Renato Casagrande, que celebrou o registro de apenas um óbito relacionado à Covid-19 neste mês de Abril.
“Nesse novo momento, não precisaremos mais usar as máscaras. Estamos desobrigando o uso de máscara. Esse é um passo simbólico. A partir deste momento, o uso não é mais obrigado. Isso não quer dizer que as pessoas não devam usar”, divulgou Casagrande ressaltando a importância da mesma por pessoas com baixa imunidade e comorbidades.
Vacinação
De acordo com os dados apresentados, o Espírito Santo tem 90% dos adultos vacinados com duas doses e 49% deles, também com terceira dose. Cita ainda que 88% dos idosos estão com a terceira dose, 69% dos adolescentes com segunda dose 46% das crianças com a primeira dose contra a Covid-19.
“Não podemos nos afastar da preocupação de novos contágios e de novas ondas. Vamos ficar mobilizados e ativos, mas hoje podemos dar com segurança esses passos que estamos dando. Feliz de estar nesse momento, mas vamos ficar atentos e alertas, pedindo para que as pessoas completem o esquema vacinal”, ressalta o governador.
Ocupação hospitalar é a menor da pandemia
“Vivemos durante o período da Ômicron, o pior momento da curva de casos. Nossas taxas de ocupação hospitalar também tem caído aos menores patamares desde o início da pandemia”, divulga o secretário Estadual de Saúde, secretário Nésio Fernandes
Passaporte da vacina não será mais exigido
Apesar da não exigência do comprovante de vacinação, o governador reforçou que “a vacina foi a grande responsável para chegarmos nessa posição, nesse momento em que estamos”.
“Não será mais exigido o passaporte da vacina daqui em diante. Estamos em um quadro de melhores dados desde o início da pandemia. Isso permite que a gente não exija mais o comprovante”, esclarece Casagrande.
Na área da saúde, máscara segue obrigatória
“As áreas de saúde ainda precisam usar as máscaras. Mas há orientação para população vulnerável, para as pessoas não vacinadas, imunossuprimidas, com doenças crônicas, gestantes… A gente faz a recomendação para que usem a máscara, mas não há mais a obrigação”, explica o governador.
ES não terá mais mapa de risco
“Nós não teremos mais, a partir de hoje, o uso da matriz de risco. A pandemia será gerenciada como outro assunto, sem as medidas qualificadas que usamos até o presente momento. Não teremos mais o mapa de risco”, anuncia Casagrande.
Uma morte em abril no ES, até o momento
De acordo com o governador, apenas uma pessoa morreu de Covid-19 em abril deste ano, até o momento. Se o Estado mantiver o ritmo de contaminação, a expectativa é que o mês termine com menos de 2 mil casos confirmados.
Taxa de transmissão está em 0,19 no ES
“A taxa de transmissão hoje está em 0,19 e a porcentagem de positividade é de 2%. Os menores índices da pandemia desde março (de 2020). A média móvel de óbito de 14 dias está em um óbito. É também a menor taxa desde o mês de março”, destaca Casagrande.
1 milhão de pessoas atrasadas para 3ª dose
“Enfrentamos esses dois anos um ambiente político muito agressivo, passamos mesmo assim de mais de 8 milhões de doses de vacinas aplicadas nos capixabas, mas temos mais de 1 milhão de pessoas que poderiam estar recebendo já a terceira dose e ainda não receberam”, fala Casagrande.