ES: O DER-ES anunciou os inícios dos trabalhos para o asfaltamento de Urussuquara. O projeto prevê a ligação da comunidade por meio de asfalto com Linhares – Pontal do Ipiranga, São Mateus-Campo Grande e Jaguaré-Palmitinho. As obras ainda preveem a construção de três pontes e já devem ter seu edital de licitação publicado no próximo mês.
De acordo com o diretor- presidente do DER-ES, José Eustáquio de Freitas, o pré-projeto do DER – Departamento Estadual de Estradas e Edificações para o asfalto de Urussuquara estima uma obra de R$ 50 milhões e que conta com recursos da Fundação Renova. Detalha que toda a obra será composta por frentes de trabalho:
1) Recuperar os 18km da ES 429, que liga a BR 101 – Palmito a Palmitinho – trevo com ES-010;
2) Construir 11km de asfalto do Canal-Nativo a Urussuquara
3) Construir 34km de asfalto de Urussuquara a Pontal do Ipiranga.
4) Construção de três pontes sobre rios e canais da região.
“Vocês não imaginam a alegria de estar aqui representando o Governador Renato Casagrande e anunciando que o Governo do Estado vai construir o Asfalto de Urussuquara. São décadas de espera e de exploração por parte da Petrobras, de poeira e lama. Porem com este olhar cuidadoso que nosso Governador tem, agora isso tudo se tornará em asfalto. Isso é fruto do pedido de vocês, de nossa região ter representatividade e de termos um Governo do Estado organizado e com dinheiro no caixa para fazer as obras que acontecem em todo o Estado do Espírito Santo”
A previsão é que neste mês de agosto ocorra a publicação do edital de licitação. Definida a empresa vencedora, esta empresa elaborará o projeto e executará as obras. Diante da comunidade Freitas frisou que tudo segue a legislação e trâmites burocráticos, e que a população deve acompanhar cada passo. Frisou ainda que, tudo acontecendo no cronograma, no próximo verão as maquinas estarão trabalhando.
Acompanhando a reunião, vereador de Jaguaré, Jair Sandrini destacou a importância da obra para a comunidade e todos de Jaguaré que frequentam ou possuem casas na comunidade.
Uma luta pelo Norte
Na oportunidade Freitas contou que desde que assumiu a presidência do DER-ES tem buscado destravar obras paralisadas e iniciar várias obras esperadas em todo o Estado, especialmente na região Norte. “O Governador Renato Casagrande foi audacioso e corajoso ao nomear um politico em um cargo antes ocupado apenas por técnicos. A dinâmica é mantermos o espetacular quadro técnico que temos, mas com esta visão de quem conhece a realidade específica de cada comunidade. Agradeço a oportunidade de proporcionar as obras tão sonhadas por nossa população” – destacou.