ES: Acontece neste sábado (24) o “Dia D” de mobilização para a campanha de vacinação antirrábica. A expectativa da Secretaria da Saúde (Sesa) é vacinar, até o dia 15 de novembro, mais de 630 mil cães e gatos.
Para ser vacinado, o animal deve ter mais de três meses de vida e apresentar boas condições de saúde. O Espírito Santo não registra notificações de raiva humana desde 2003, e raiva animal desde o ano de 2011.
A referência técnica Estadual da Raiva, Rúbia Tabachi, explicou que para permanecer sem casos no Estado, é necessário que a prevenção seja realizada com êxito. “É de extrema importância que os animais sejam vacinados, uma vez que esse é o único método de prevenção contra a doença. Depois de apresentados os sintomas nos mamíferos, a doença é totalmente letal”, ressaltou Rúbia Tabachi.
Os principais sintomas da raiva são: mudanças no comportamento, salivação abundante, dificuldade para engolir e paralização dos membros inferiores. A raiva é uma antropozoonose causada por um vírus e pode ser transmitida para o ser humano através de mordidas, arranhões ou saliva dos animais.
A vacinação é realizada pelas Secretarias Municipais de Saúde, que definem os locais de atendimento.