Thais da Silva Gonçalves – Digital Influencer, Modelo, Consultora Digital, Jaguarense – Thais_gones
JAGUARÉ: O avanço da tecnologia e a popularização das redes sociais transformam o mercado e criam novas possibilidades e profissões. Entre elas, destaca-se a de Digital Influencer — ou Influenciador Digital, em português.
Diante de um turbilhão de informações e opções de produtos e serviços — que surgem nas telas de smartphones e computadores diariamente — pessoas com espírito empreendedor e com uma incrível capacidade de influência ganham espaço no mercado e tornam-se as grandes apostas de muitas empresas.
Dito isso, trazemos informações valiosas sobre esse mercado, assim como dicas de como ser digital influencer de sucesso. Para isso, a Digital Influencer Thais da Silva Gonçalves nos dá cinco dicas imperdíveis sobre este novo, lucrativo e desafiador mercado.
Como é o mercado dos influenciadores digitais?
A Digital Influencer Thais da Silva Gonçalves, que já trabalhou como barbeira e atua no comércio local, explica que embora seja um termo que surgiu há apenas alguns anos, essa profissão está diretamente relacionada a uma prática bastante conhecida e presente no mundo desde 1940: o marketing de influência, que em sua origem era algo exercido pelo formador de opinião.
Na época em que Orkut e Fotolog eram febres, a figura do influenciador já estava presente. Porém, essa prática ganhou mais relevância como carreira a partir do momento em que as grandes marcas começaram a investir em ações de marketing nas redes sociais.
Cita que a atualmente, alguns brasileiros estão entre os youtubers mais influentes do mundo. Entre eles, o comediante Whindersson Nunes, que ocupa o segundo lugar em um ranking internacional, com mais de 30 milhões de seguidores no YouTube e milhares de visualizações. Dados como esses demonstram o quanto essa profissão tem ganhado relevância nos últimos anos.
O que faz um digital influencer?
Um influenciador digital é uma pessoa que possui a
capacidade de influenciar as opiniões, comportamentos e decisões de compra de um público através de sua presença online. Isso é geralmente alcançado por meio de uma forte presença em plataformas de mídia social, como Instagram, YouTube, Twitter, entre outras.
Eles compartilham conteúdo regularmente com seus seguidores, incluindo, mas não se limitando a, postagens sobre suas vidas pessoais, recomendações de produtos, tutoriais, opiniões e tendências da indústria.
O conteúdo compartilhado costuma refletir a personalidade do influenciador, seus interesses e experiências.
Criação de Conteúdo
Thais destaca que os influenciadores digitais passam grande parte do seu tempo criando conteúdo para diversas plataformas de mídia social. Porém, essa criação de conteúdo deve envolver o planejamento de temas para postagens, produção de fotos ou vídeos, redação de legendas e a interação com seguidores.
“O conteúdo produzido varia muito dependendo do nicho do influenciador e pode incluir tutoriais, dicas, opiniões sobre produtos ou serviços, entre outros. Pessoalmente tenho preferido críticos, em alguns momentos de linhas gerais e até engraçados. Mas cada postagem é estrategicamente planejada para engajar o público, fortalecer uma marca ou colaborar com marcas e empresas” – pontuou.
Promoção de Produtos
Com uma ampla experiência como modelo, Thais explica que uma das principais atividades de um influenciador digital é a promoção de produtos ou serviços.
Isso pode ser feito através de postagens patrocinadas, onde o influenciador apresenta o produto em um contexto natural e dá sua opinião honesta sobre ele.
Este tipo de marketing é valioso porque o público do influenciador confia em sua opinião e é mais provável que compre produtos que ele recomenda.
As empresas frequentemente enviam produtos gratuitos para influenciadores em troca de uma postagem ou colaboram em acordos de parceria pagos.
Participação em Eventos
Influenciadores digitais frequentemente são convidados para participar de eventos como convidados VIPs, palestrantes ou mesmo anfitriões.
Esses eventos podem ser lançamentos de produtos, eventos de caridade, desfiles de moda, entre outros.
A presença de um influenciador em um evento pode aumentar significativamente a visibilidade do evento, já que eles geralmente compartilham sua participação com seus seguidores através de suas plataformas de mídia social.