ES: Neste dia 15 de novembro ocorre o 1º turno das Eleições 2020. Em meio à pandemia do coronavírus, uma das preocupações do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é realizar uma eleição segura para eleitores e voluntários.
Por isso, uma série de regras novas estão em vigor para este pleito. Todas as zonas eleitorais vão disponibilizar álcool em gel para a higienização das mãos. Confira algumas dicas para exercer o direito ao voto e manter-se seguro contra a Covid-19.
*ATENÇÃO: Se tiver febre, sintomas respiratórios, ou se contraiu a doença nos 14 dias que antecedem as Eleições 2020, fique em casa.
Uma das principais orientações é uso da máscara, obrigatório em todo o Estado. O eleitor deve sair de casa usando a máscara, e dentro dos locais de votação não será permitida a presença de pessoas sem o equipamento.
Outro pedido da Justiça Eleitoral é que os participantes das Eleições 2020 levem consigo uma caneta. Usando o próprio material para assinar a presença na urna, o cidadão evita o contato com objetos que podem estar contaminados.
O eleitor que não estiver no seu domicílio eleitoral no dia 15 de novembro não deve justificar a ausência presencialmente. O prazo para justificativa é de 60 dias, podendo ser registrada nos cartórios eleitorais, no Sistema Justifica e pelo aplicativo e-Título.
DICAS PARA VOTAR COM SEGURANÇA
Confira as orientações básicas para comparecer às Eleições 2020 e se proteger da Covid-19.
– O horário entre 7h e 10h é reservado, preferencialmente, para idosos e grupos de risco
– Use máscara o tempo todo
– Mantenha distanciamento mínimo de dois metros entre outros eleitores e voluntários
– Leve a própria caneta e evite contato com objetos de terceiros
– Higienize as mãos antes e depois de confirmar o voto
– Permaneça no local de votação apenas tempo suficiente para exercer o voto
Se tiver febre, ou se tiver contraído a Covid-19 14 dias antes das Eleições 2020, fique em casa