JAGUARÉ: Na comunidade de São Joao Bosco existe, há mais de 30 anos, o grupo de dança Maneiro Pau composto pelos moradores mais experientes a comunidade. Porém, com o passar dos anos, houve uma redução no número de participantes que muitas vezes se sentem desmotivados a dar continuidade à tradição. Mas, a Escola Comunitária Rural Municipal São João Bosco está incentivando 57 estudantes a manterem viva essa tradição.
Neste ano, durante a 1ª Feira Cores e Sabores, realizada no Centro da cidade, a Prefeitura de Jaguaré, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e da Secretaria de Cultura, reuniu dançarinos locais para uma apresentação especial. O evento despertou o interesse dos adolescentes pela dança, incentivando-os a participar e explorar essa expressão artística.
Os jovens ensaiam em horários de aulas das disciplinas eletivas – práticas culturais e esportivas e musicalização, duas vezes por semana. A prática da dança Maneiro Pau desempenha um papel cultural significativo dentro do município. O coordenador do grupo é Francisco do Nascimento, conhecido como “Chicão”. Para ele, a dança é uma maneira de perpetuar as raízes da comunidade.
“A dança é uma expressão da comunidade, uma maneira de manter vivas as tradições e histórias, reforçando a identidade local e promovendo um sentimento de pertencimento, além de atrair turistas para a região. É uma forma de não deixar esse importante traço cultural desaparecer em meio à tantas novidades que surgem”, afirma Francisco.