JAGUARÉ: O Jornal O Conilon segue com as entrevistas aos candidatos nestas Eleições 2024. Hoje vamos conhecer e ouvir um pouco das propostas do candidato a vereador Elizeu Ribeiro, pelo Podemos 20.456..
JORNAL O CONILON: Qual o histórico de vida do candidato?
ELIZEU RIBEIRO DE SOUZA: Sou filho de José Ribeiro de Souza e Maria Guilherme de Souza. Tenho nove irmãos e casado com Graciene Vandermurem de Souza. Pai de três filhos e nascido em Linhares. Resido em Jaguaré-ES desde 1980. Sou Especialista em Gestão de Informação(FVC), Pós-Graduado em Educação 4.0 (UNOPAR), Licenciatura em Pedagogia (UNOPAR), Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (FVC), Técnico em Segurança do Trabalho (Samatec). Sou Vereador no segundo mandato sendo eleito pela primeira vez em 2012 com 665 votos, Presidente da Câmara no biênio 2015/16, suplente em 2016 com 524 votos. Atuei como secretário de Assistência Social entre 2017 e 2020, eleito vereador em 2020 com 765 votos, sendo o mais votado da última eleição.
JORNAL O CONILON: O que leva o candidato a disputar a vaga de vereador(a) de Jaguaré?
ELIZEU RIBEIRO: Ao longo dos anos, tenho me dedicado a participar ativamente da vida comunitária. Minha experiência como vereador, Presidente da Câmara, secretário de Assistência Social e liderança comunitária, permitiu-me entender profundamente os desafios enfrentados pelos moradores deste Município. Sendo assim, minha candidatura a vereador é motivada pelo desejo de continuar fazendo a diferença e pelo compromisso de servir à comunidade com dedicação e integridade. Juntos, podemos construir uma cidade mais justa, próspera e acolhedora para todos.
JORNAL O CONILON: Quais as potencialidades e setores precisam melhorar no Município de Jaguaré?
ELIZEU RIBEIRO: O município de Jaguaré tem uma economia baseada principalmente na agricultura e no agronegócio. No entanto, há diversas áreas com potencial para crescimento e setores que podem ser aprimorados. Vamos explorar as potencialidades e setores a melhorar:
– AGRICULTURA: Jaguaré é um grande produtor de Café Conilon, sendo esse o principal produto agrícola da região. Existe o potencial de expandir o cultivo com novas tecnologias de manejo sustentável e agregar valor com produtos derivados do café, como torrefação local e a criação de marcas regionais.
– AGROINDÚSTRIA: Há um grande potencial para desenvolvimento da agroindústria com a instalação de unidades de beneficiamento e transformação de produtos agrícolas, como processamento de frutas e legumes para exportação ou mercado interno.
– TURÍSMO: A região possui características rurais e naturais que podem ser exploradas para o Turismo Rural e o Ecoturismo, com visitas a fazendas de café, trilhas ecológicas e experiências de agroturismo são nichos a serem desenvolvidos.
– ENERGIA RENOVÁVEL: A região tem um grande potencial para energia solar e, possivelmente energia eólica, dado o clima e as características geográficas. Incentivar esses investimentos pode trazer novas receitas e empregos ao município.
JORNAL O CONILON: Qual o destaque em suas propostas de trabalho?
ELIZEU RIBEIRO: Luta incessante pelas garantias de direito, acentuar o combate à violência contra Mulheres, Crianças, adolescentes, deficientes, idosos etc.. além de trabalhar arduamente pela diversificação econômica, dando mais oportunidades, principalmente a juventude. Ainda posso destacar como setores a melhorar:
– INFRAESTRUTURA: Buscar ações para melhorar as estradas, especialmente as vicinais que ligam as áreas rurais à sede do município, é fundamental para facilitar o escoamento da produção agrícola. E apoiar os investimentos em saneamento para melhorar a qualidade de vida da população, reduzir doenças e atrair mais investimentos para o município.
– EDUCAÇÃO: o município poderia investir mais em programas de capacitação técnica para jovens e agricultores, focando em tecnologia agrícola, gestão empresarial e turismo rural. Ainda temos que buscar parcerias com universidades e centros de pesquisa para promover a inovação no agronegócio e agroindústria.
– DIVERSIFICAÇÃO ECONÔMICA: Embora a agricultura seja o principal motor econômico, há uma dependência forte de poucas culturas. Precisamos fomentar promover a diversificação da economia. Incentivando setores como comércio, serviços e pequenas indústrias, poderia fortalecer a economia local.
– MEIO AMBIENTE: Apoiar a implantação de políticas ambientais mais rigorosas e promover o uso de práticas sustentáveis na agricultura, como redução do uso de agrotóxicos e incentivo à agricultura orgânica
JORNAL O CONILON: Qual mensagem fica para os eleitores de Jaguaré?
ELIZEU RIBEIRO: “Eleitores de Jaguaré, o futuro do nosso município está em nossas mãos. É fundamental que cada um de nós participe ativamente das decisões que impactam nossa cidade e nossas vidas. Temos a oportunidade de escolher um caminho que valorize o potencial de Jaguaré, com foco no desenvolvimento sustentável, na melhoria da qualidade de vida e na geração de oportunidades para todos.
Juntos, podemos transformar nossos recursos naturais, nossa força de trabalho e nossa cultura em pilares para o progresso. O voto de cada cidadão é um instrumento poderoso de mudança, e a participação de todos é essencial para construirmos uma Jaguaré mais próspera, justa e sustentável. Acredite no seu poder de decisão e escolha um futuro de esperança e crescimento!”