JAGUARÉ – VILA VALÉRIO: A mobilização pelo Asfaltamento da ES-230, que liga as cidades de Jaguaré e Vila Valério volta a se mobilizar ainda mais. Faltando pouco menos de um mês para o encontro em Vitória, onde terão acesso ao projeto da obra, lançaram mais um desafio: querem alcançar seis mil assinaturas no abaixo-assinado que será entregue nas mãos do governador Renato Casagrande.
De acordo com membros da Comissão, já estão sendo organizadas novas mobilizações para as próximas semanas. Entre elas estão mais um final de semana de captação de assinaturas em Vila Valério, e outro em Jaguaré, com ações na Praça da Matriz, no Posto Caila e na feira livre.
A mobilização
A realização do abaixo-assinado começou há alguns meses após moradores da região enfrentarem uma semana de chuvas. Foi o período da colheita do café Conilon, e de acordo com relatos, ‘não passava carro, ônibus, caminhão, trator ou cavalo…estávamos desesperados’. A partir daí moradores e produtores rurais de uniram e foram de casa em casa, de igreja em igreja nas praças e comércios atrás de assinaturas.
Constituída a Comissão, em um movimento focado e em ações ordeiras e pontuais, eles se organizaram e foram à Capital, onde se reuniram com o diretor do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens DER, Luiz Cesar Maretto Coura. Na data ele se comprometeu em resgatar as informações existentes e vir à comunidade para apresentar um plano de reestruturação do Projeto. Na ocasião, indicou a possibilidade do projeto ser concluído no primeiro semestre de 2020.
Na mesma data os membros da Comissão percorreram os diversos andares e gabinetes dos Deputados Estaduais. Estes surpresos pela iniciativa, e quantitativo de pessoas mobilizadas, se comprometeram em apoiar a causa.
Cumprindo o combinado o diretor do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens DER, Luiz Cesar Maretto Coura, esteve na Comunidade do Tesouro, Vila Valério, no dia 09/08. Na reunião, com centenas de moradores, produtores rurais e lideranças políticas, o engenheiro surpreendeu. “É um volume muito grande de trabalho, mas posso garantir para vocês que em 45 dias apresento para esta comissão o projeto do asfaltamento(aplausos). A partir daí é aumentar a força de vocês, pressionar os vereadores, autoridades e deputados pois aí é com o governador Renato Casagrande”.