JAGUARÉ – VILA VALÉRIO: A Comissão pelo Asfaltamento da ES-230, que liga as cidades de Jaguaré e Vila Valério conhecerá nesta terça-feira, 24/09, o projeto de asfaltamento da rodovia. Trata-se da conclusão da primeira etapa do processo para a execução e ele volta a ficar ativo após quatro anos esquecido, graças aos esforços da comunidade local.
Conhecer o projeto da obra é a primeira etapa de sua conclusão. Nele detalha-se as ações, as intervenções e especialmente os custos da obra. Na oportunidade, o diretor do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens DER, Luiz Cesar Maretto Coura, explicou à reportagem , que a Comissão poderá acompanhar, por exemplo, a decisão de onde será o trajeto final da obra na comunidade do Patrimônio Nossa Senhora de Fátima, se por dentro da comunidade, se pelo ‘Bêco,se por uma nova alternativa, que incluirá a construção de uma nova ponte (o que elevaria extremamente o custo da obra).
Desejo de realização
Recentemente o Governador do Estado do Espírito Santo, Renato Casagrande, manifestou o interesse na realização do Asfaltamento da ES-230, que liga as cidades de Jaguaré e Vila Valério. Questionado, durante entrevista coletiva de imprensa, o Governador lembrou que o projeto de asfaltamento fora realizado em seu último mandato e que agora a execução depende da viabilização financeira para executá-la.
“Esse trecho eu fiz o projeto, o diretor do DER esteve lá visitando este trecho e se reunindo com a comunidade, há mais ou menos um mês e meio. Agora é um processo de avaliação do equilíbrio financeiro, das condições financeiras para a gente realizar. Ela está em nosso pensamento, não está em nosso planejamento, mas é uma obra que eu tenho interesse de viabilizar a equação financeira para que a gente possa executá-la. Não posso fazer uma afirmativa, mas de fato tenho interesse na realização desta obra.
A mobilização
A realização do abaixo-assinado começou há alguns meses após moradores da região enfrentarem uma semana de chuvas. Foi o período da colheita do café Conilon, e de acordo com relatos, ‘não passava carro, ônibus, caminhão, trator ou cavalo…estávamos desesperados’. A partir daí moradores e produtores rurais de uniram e foram de casa em casa, de igreja em igreja nas praças e comércios atrás de assinaturas.
Constituída a Comissão, em um movimento focado e em ações ordeiras e pontuais, eles se organizaram e foram à Capital, onde se reuniram com o diretor do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens DER, Luiz Cesar Maretto Coura. Na data ele se comprometeu em resgatar as informações existentes e vir à comunidade para apresentar um plano de reestruturação do Projeto. Na ocasião, indicou a possibilidade do projeto ser concluído no primeiro semestre de 2020.
Na mesma data os membros da Comissão percorreram os diversos andares e gabinetes dos Deputados Estaduais. Estes surpresos pela iniciativa, e quantitativo de pessoas mobilizadas, se comprometeram em apoiar a causa.
Cumprindo o combinado o diretor do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens DER, Luiz Cesar Maretto Coura, esteve na Comunidade do Tesouro, Vila Valério, no dia 09/08. Na reunião, com centenas de moradores, produtores rurais e lideranças políticas, o engenheiro surpreendeu. “É um volume muito grande de trabalho, mas posso garantir para vocês que em 45 dias apresento para esta comissão o projeto do asfaltamento(aplausos). A partir daí é aumentar a força de vocês, pressionar os vereadores, autoridades e deputados pois aí é com o governador Renato Casagrande”.
Apoio incondicional
O deputado estadual Freitas tem acompanhado e apoiado o movimento tão logo tomou ciência da mobilização. Ele elogiou a organização da comunidade, que considerou extremamente eficiente, pois se mobilizou para apresentar ao Governador uma reivindicação, com cinco mil assinaturas, no início de um mandato. Frisou sua confiança de que a obra será executada. “Não tenho dúvidas de que nosso Governador, Renato Casagrande, não vai medir esforços para ver este asfalto construído. É compromisso da última gestão Casagrande, é compromisso de campanha, é compromisso de governo” – comentou.
A madrinha da Comissão, a suplente de deputado Estadual, Eliana Dadalto, elogiou a organização e agradeceu toda a confiança dos membros da Comissão. “Vendo toda esta comunidade que se reúne e se mobiliza, me lembro do dia que saímos de madrugada e fomos a Vitória visitar o Maretto no DER. Quando batemos de porta em porta dos deputados na Assembleia Legislativa, e que fomos muito bem recebidos. Parabéns a todos pela dedicação e esforço”.