JAGUARÉ – VILA VALÉRIO: Foi um sucesso o adesivaço promovido pela comissão da mobilização pelo Asfaltamento da ES-230, que liga as cidades de Jaguaré e Vila Valério. Em poucas horas todos os adesivos, de carros e motos, foram adquiridos pela população, no último sábado 14. A intenção da comissão é manter vivo o movimento que já conseguiu quase seis mil assinaturas pela obra. A previsão é que nos próximos dias um movimento ainda maior aconteça nas ruas jaguarenses.
A mobilização
A realização do abaixo-assinado começou há alguns meses após moradores da região enfrentarem uma semana de chuvas. Foi o período da colheita do café Conilon, e de acordo com relatos, ‘não passava carro, ônibus, caminhão, trator ou cavalo…estávamos desesperados’. A partir daí moradores e produtores rurais de uniram e foram de casa em casa, de igreja em igreja nas praças e comércios atrás de assinaturas.
Constituída a Comissão, em um movimento focado e em ações ordeiras e pontuais, eles se organizaram e foram à Capital, onde se reuniram com o diretor do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens DER, Luiz Cesar Maretto Coura. Na data ele se comprometeu em resgatar as informações existentes e vir à comunidade para apresentar um plano de reestruturação do Projeto. Na ocasião, indicou a possibilidade do projeto ser concluído no primeiro semestre de 2020.
Na mesma data os membros da Comissão percorreram os diversos andares e gabinetes dos Deputados Estaduais. Estes surpresos pela iniciativa, e quantitativo de pessoas mobilizadas, se comprometeram em apoiar a causa.
Cumprindo o combinado o diretor do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens DER, Luiz Cesar Maretto Coura, esteve na Comunidade do Tesouro, Vila Valério, no dia 09/08. Na reunião, com centenas de moradores, produtores rurais e lideranças políticas, o engenheiro surpreendeu. “É um volume muito grande de trabalho, mas posso garantir para vocês que em 45 dias apresento para esta comissão o projeto do asfaltamento(aplausos). A partir daí é aumentar a força de vocês, pressionar os vereadores, autoridades e deputados pois aí é com o governador Renato Casagrande”.