ES: Com 100% dos votos válidos apurados, Renato Casagrande tinha 46,94%, enquanto Carlos Nanato tinha 38,48% dos votos.
O candidato Carlos Manato (PL), que cede palanque ao presidente Jair Bolsonaro, ficou na segunda posição, e a disputa vai para o segundo turno, em 30 de outubro.
Já os candidatos Audifax Barcelos (Rede) e Guerino Zanon (PSD), apareceram na sequência da briga pelo governo capixaba, com 6,53% e 7,03%, respectivamente.
Renato Casagrande: Em entrevista, após o resultado do primeiro turno das eleições no Espírito Santo, Renato Casagrande afirmou que sempre trabalhou com a possibilidade de disputar esta eleição em dois turnos.
“As pesquisas, de certa forma, erraram no Brasil todo. Tanto na campanha nacional, aparentemente, e também em diversos estados, inclusive aqui no estado do Espírito Santo. Então as pesquisas apontavam numa direção mas nós sempre nos preparamos para disputar uma eleição em dois turnos.”
Casagrande disse que o cenário de indefinição nas eleições nacionais era esperado e que a volatilidade dos votos era esperada. “A gente sabia da complexidade da política nacional, a gente sabia que os votos hoje, no Brasil, são votos que migram com muita facilidade, de um lado pra o outro, de um candidato para o outro”, disse.
Carlos Manato – O candidato ao governo do Estado do Espírito Santo, Carlos Manato (PL), reuniu a imprensa e fez uma declaração pública após o resultado do 1º turno das eleições, neste domingo (02).
“O resultado da definição do segundo turno não era uma surpresa pra mim, a surpresa está para quem fez as pesquisas erradas. Eu tinha as minhas informações e os meus dados. O nosso programa de governo é o melhor para o Estado, tem a meritocracia. Não temos obras paradas, vamos fazer um conjunto de coisas para tentar vencer”, disse Manato.
Sobre alianças para o segundo turno, Carlos Manato disse que vai buscar apoio e outros candidatos. “Vou sim, buscar apoio de outros candidatos. Conversamos antes e fizemos um acordo de que estaríamos todos juntos no segundo turno. Vou conversa com todos eles. Tenho acordo firmado com o Guerino Zanon, mas vou conversar também, com os outros”, disse Manato. (Correio Capixaba)